Resende
No mês de outubro, aconteceu o XI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – SEGeT, realizado pela Associação Educacional Dom Bosco – AEDB, com a participação de pesquisadores de Universidades de todo o Brasil, de Roraima ao Rio Grande do Sul. Durantes três dias, foram apresentados, no campus da AEDB, mais de 300 trabalhos científicos, dentro do tema “Gestão do Conhecimento para a Sociedade”.
Como parte da programação do XI SEGeT, foram realizados dois minicursos: um sobre o gerenciador de referências Mendeley e outro sobre Análise Bibliométrica. Os simposistas puderam participar, também, de visitas técnicas às Indústrias Nucleares do Brasil – INB e ao Parque Nacional do Itatiaia; e ainda de um city-tour pela colônia finlandesa de Penedo.
No encerramento do Simpósio, foram premiados os seis melhores trabalhos – três na categoria apresentação oral e três na apresentação em poster. Os autores dos trabalhos premiados receberam diploma de Menção Honrosa e ganharam um tablet.
Na opinião do Coordenador Científico do XI SEGeT, Prof. Fernando Marins, o tema do Simpósio, este ano, é muito atual. “Sem uma eficaz gestão, não se pode avançar no processo de transmissão e perpetuação dos conhecimentos adquiridos. A boa gestão do conhecimento evita o desperdício e possibilita alcançar outros patamares no processo de geração e disseminação de conhecimento para o desenvolvimento da sociedade”, concluiu Marins.
A abertura do XI SEGeT aconteceu com a conferência proferida pelo General Gerson Menandro Garcia de Freitas, Chefe de Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa e Ex-comandante da Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN, que apresentou o estudo de caso da gestão do conhecimento dentro do Exército Brasileiro.
Na avaliação do Diretor Acadêmico da AEDB, Prof. Mario Esteves, o conferencista surpreendeu o público presente, de cerca de 250 pessoas, ao mostrar como a gestão do conhecimento está altamente desenvolvida nas Forças Armadas.