Paraty – O prefeito Luciano Vidal promoveu na tarde de quinta-feira (16) uma reunião com representantes das forças de segurança de Paraty. O encontro, que aconteceu na sede da prefeitura, teve o intuito de realinhar os trabalhos de segurança na cidade, no Centro Histórico e, principalmente, na região das áreas costeiras.
Com a chegada do novo comandante da 2ª CIPM, o tenente-coronel Luiz Carlos Alves Junior, no início do mês, o encontro teve como objetivo promover a continuidade do trabalho ostensivo e ordenamento da segurança pública do município, visando a garantir a paz da população e dos turistas.
O tenente-coronel reforçou que é preciso investir na prevenção, com ações de fiscalização e apoio da comunidade. “Temos várias ideias, uma delas é aumentar o Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS), mas ainda tenho que conversar com o prefeito. Com isso, a gente conseguiria aumentar bastante a nossa capilaridade de policiamento. Enfim, eu tenho também a vontade de reunir os líderes comunitários”, enfatizou.
Luiz Carlos Alves frisou ainda a importância da parceria com o poder público e principalmente com a comunidade. “Eu entendo que com essa aproximação cria-se uma confiabilidade da polícia. Eu acho que são ações interessantes, mas é lógico que tudo será discutido com todas as autoridades presentes”, destacou.
Para o prefeito, a segurança é uma das prioridades no município. “A prestação de serviços pela Prefeitura, órgãos de segurança pública e o Poder Público é a atribuição primordial para o governo, o ordenamento de uma cidade Patrimonial Mundial é importante para a representatividade dos povos tradicionais, caiçaras e a classe do turismo e empresarial”, reforçou Vidal.
Ainda foram discutidas questões como fiscalização e Ordenamento em Trindade (Praça Dão e Parque Nacional); fiscalização e Ordenamento de Ambulantes em CH, Paraty Mirim, Trindade, Pontal e São Gonçalo; questões relacionadas a Ilha das Cobras; segurança Marítima e costeira e Cursos de Navegação. O encontro também contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SMOP), Coordenadoria de Povos Tradicionais, Secretaria PGM, Secretaria de Cultura, Secretaria de Turismo, Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Defesa Civil.
Participaram da reunião o delegado Marcelo Russo; o comandante da 26ª Grupamento Bombeiro Militar, Luiz Adriano Andrade; o comandante da Agência da Capitania dos Portos de Paraty, Aldo Bias; o comandante da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Luiz Carlos Alves Junior; o representante Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rafael Nogueira, e a chefe da coordenação técnica local Paraty/Funai, Rosângela Nunes.
Disque Denúncia
Agora a população de Paraty também dispõe do Disque Denúncia Cidades. O novo canal tem o intuito de combater as irregularidades, crimes e ajudar as autoridades manter a segurança e ordenamento no município. Para fazer a denúncia, basta ligar 0300 253-1177 ou enviar sua denúncia anônima através do app ‘Disque Denúncia RJ’ ou pelo WhatsApp Anonimizado 21 2253 1177.