Educando em valores com foco nos resultados

by Diário do Vale

Maria Ercília Pereira

 Há 130 anos, na Espanha, nascia a Congregação das Irmãs Escravas do Divino Coração, tendo como Missão a Educação. Um projeto de vida iniciado com D. Marcelo Spínola, arcebispo de Sevilla, que ousou sonhar o sonho de Deus: fazer da educação um campo para espalhar valores e, ao mesmo tempo, instruir e ensinar as novas gerações.

Celia Mendez, mulher de fé, integrada na alta sociedade Espanhola e rica em bens materiais, não se contentava em viver apenas para si e desfrutar das glórias e riquezas do mundo. Ela queria mais, muito mais! Diante de tantas interrogações oriundas de sua vida interior, colocou-se a serviço da Igreja, acreditou no chamado que Deus lhe fizera e, ao lado de D. Marcelo, participou da fundação de uma nova Congregação Religiosa na Igreja.

Uma belíssima história de amor pela Igreja e pela Educação, que começou no ano de 1885 e que se alastrou pelo mundo inteiro, e hoje encontra-se presente em cinco continentes. Da Espanha, as religiosas vieram para o Brasil em 1913 e iniciaram a sua missão educativa em Volta Redonda no ano 1955. São sessenta anos dedicados a educação, dirigindo o Colégio Nossa Senhora do Rosário, escola que participou da origem e história de Volta Redonda e cresceu junto com a cidade.

A missão do Colégio Nossa Senhora do Rosário, como escola confessional, se fundamenta nos ideais dos seus fundadores e tem como lema “Educar formando corações”. Formação do coração, eis a vocação do Rosário! “Formar” exige do educador uma atitude de maior empenho, de convicção profunda. Educa-se transformando mentalidades e gestando personalidades. Educa-se a partir dos fatos, dos acontecimentos, da realidade, da cultura e da vida, transcendendo o nível do ensino, da instrução e da mera transmissão de conhecimentos, pois educar vai muito além do que isto, significa também preparar o educando para a vida em sociedade. Do latim “educare, educere”, educar significa literalmente “conduzir e direcionar para fora”, “extrair de dentro”; termo empregado no sentido de preparar as pessoas para o mundo e para viver em sociedade.

Educamos com os pés literalmente “fincados” no chão da história, tendo em nossas mãos os instrumentos necessários para a construção da sabedoria e do conhecimento, em sintonia com as novidades do progresso científico, que vem contribuir para o desenvolvimento da humanidade. Por isto, estamos atentos aos rumores dos novos tempos, acolhendo as novas tecnologias e tornando possível a aplicação no campo educacional.

Somos semeadores. Nossa missão é também semear a “boa nova”, alimentar novos ideais em um mundo com tanta sede de vida plena. Somos semeadores da esperança, acreditando na educação. Educamos formando corações e transformando vidas. Educamos construindo valores. Educamos reconstruindo o ser humano. Educamos, instruindo. Educamos ampliando conhecimento. Educamos gestando pessoas. Educamos desenvolvendo habilidades e competências para o mundo de hoje.

Colégio Nossa Senhora do Rosário. Uma escola de qualidade e tradição, que “educa em valores com foco nos resultados”, que ensina, instrui, transforma, renova, desperta novas lideranças e suscita cidadãos críticos, ativos, participativos e construtores de um novo tempo e de uma nova história.

“Nós somos do tecido que são feitos nossos sonhos. A vida é tecida com os fios disponíveis de cada agora. De cada respiro. De cada ação. De cada acontecimento. De cada sabor. Viver é acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé a nossa inspiração maior!” (Mário Quintana).

Professora Maria Ercília Pereira

Colégio Nossa Senhora do Rosário

Leia mais:

Mais de 2,6 milhões acessaram cartão de inscrição do Enem na internet

Engenharia em alta no mercado de trabalho

Congresso reúne adversários da teoria da evolução

A volta dos netbooks

Funcionário morou um ano no Google para economizar aluguel

Curso técnico aumenta as chances no mercado de trabalho

UBM promove Encontro do Ensino Médio

ETPC abre inscrições com bolsa de estudos de até 100%

UniFOA conta com acervo de livros digitais

Caixa e Severino Sombra assinam contrato com BNDES

Processo seletivo do Batista, a oportunidade de estudar bem

Veteranos no Enem são maioria pela primeira vez desde 2011

Educando em valores com foco nos resultados

MEC divulga resultados preliminares

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996