Eleições 2024: Debate Temático – Barra do Piraí

by Agatha Amorim

BARRA DO PIRAÍ
Como pretende melhorar a qualidade do ensino público municipal durante o mandato?
DELEGADO ANTONIO FURTADO
Estive em cada bairro e distrito de Barra do Piraí, e a realidade da educação que encontrei é alarmante. Faltam creches, encontrei escolas fechadas e depredadas, e a falta de professores é preocupante. Vi jovens sem perspectivas de futuro devido à falta de qualificação para o mercado de trabalho.
É urgente que façamos investimentos em melhorias na infraestrutura das escolas e na construção de novas creches. As unidades de ensino devem proporcionar um ambiente adequado, com salas climatizadas e bem equipadas. Precisamos investir em bibliotecas, laboratórios e no ensino de tecnologia, além de oferecer educação empreendedora que prepare nossos jovens para os desafios do mundo moderno.
Queremos expandir o modelo de escola integral e implantar escolas cívico-militares em parceria com o Exército ou a Polícia Militar. Também é fundamental ampliar a oferta de cursos técnicos e superiores para nossos jovens. Nossas propostas incluem a implantação de tecnologias para controle de acesso dos alunos, além de premiações para as escolas e professores que alcançarem metas de avaliação no IDEB. A capacitação contínua dos profissionais da educação, assim como garantir salários justos que reconheçam seus valores.
Acreditamos na importância da integração entre Educação, Saúde e Assistência Social para garantir melhores condições de aprendizado aos alunos. Por fim, vejo o esporte como uma ferramenta essencial na formação integral dos jovens. Precisamos promover parcerias entre clubes desportivos, universidades e escolas, cultivando talentos e fortalecendo nossa comunidade.
DIONE DO MARIO ESTEVES
Enfrentar desafios na Educação foi, nos últimos anos, uma de nossas principais batalhas. Iniciamos, em 2017, com inúmeros problemas no ensino fundamental. Escolas caindo sobre as cabeças das crianças e sem as menores condições de estudos. Fomos guerreiros, junto com os mais de 300 professores chamados no concurso público de 2016, além dos que foram recrutados em Processo Seletivo, em 2022.
Mas, o maior desafio vem em 2020, quando a pandemia pela Covid 19 impactou a todos, sobretudo o ensino a distância. Nós conseguimos mostrar que tínhamos chances de melhorar a vida dos nossos alunos. Dezenas de escolas já haviam sido reconstruídas. E o nosso planejamento não parou ali. Fomos para o front e, mesmo de dentro de casa, colocamos nossas estruturas para que o trabalho não parasse.
Aquele momento nos ensinou a sermos mais dinâmicos. Assim, os próximos desafios estão por vir. Vamos reconstruir ainda mais! A nossa meta, depois das 29 escolas e creches reerguidas, chegar a 40 delas em quatro anos. Além disso, vamos construir do chão, no mínimo, mais cinco creches. E, paralelo, investir no Ensino em Tempo Integral. Hoje, já são quatro escolas nessa modalidade – e reconhecida pelo Ministério da Educação como exemplo. Sabemos que os investimentos nos professores ajudam a transformar a educação. Junto com uma estrutura melhor, promoveremos ainda mais um reconhecimento aos professores. Fomos o primeiro município da região a dar o piso nacional do magistério. E, já no ano que vem, vamos propor o Plano de Cargos e Salários, exclusivo, para os professores. Isso tudo faz de nossa Educação uma das melhores da região, com investimentos acima dos limites constitucionais.
JOÃO CAMERANO
Para melhorar a educação em Barra do Piraí, algumas ações podem ser implementadas. Primeiramente, é fundamental investir na formação continuada de professores, oferecendo workshops e cursos regulares para que os educadores se atualizem em metodologias de ensino. Além disso, um programa de apoio psicológico para alunos e professores pode ajudar a lidar com questões emocionais, melhorando o ambiente escolar.
Outra estratégia importante é estabelecer parcerias com universidades para oferecer tutoria e mentorias a alunos do ensino fundamental e médio. Também é essencial realizar aprimoramentos das infraestruturas das escolas, garantindo um ambiente de aprendizagem mais agradável e seguro.
A integração de tecnologia na educação pode favorecer o aprendizado digital e a inclusão de todos os alunos. Implementar projetos extracurriculares que desenvolvam habilidades sociais e emocionais, como clubes de leitura, esportes e arte, é igualmente valioso.
Por fim, promover o envolvimento da comunidade em eventos educacionais e criar um sistema de avaliação e feedback constante para as práticas pedagógicas são passos cruciais para ajustes e melhorias contínuas. Com essas iniciativas, podemos esperar um avanço significativo na qualidade educacional da região.
GILBERTO DE SOUZA
Garantir o acesso à educação de forma inclusiva, com práticas pedagógicas que atendam às necessidades de todos os alunos, sem discriminação, contribuindo para a permanência na escola e para o desenvolvimento pleno das capacidades dos servidores da educação e dos alunos, sempre em parceria com as comunidades, sendo referência para as mesmas. A educação é capaz de trazer a todas as pessoas, de todas as idades, a oportunidade para seu pleno desenvolvimento enquanto cidadãos. Barra do Piraí pode se tornar uma referência em educação e vamos atuar fortemente para que essa seja nossa realidade. Tenho como visão, que se você valoriza e qualifica os profissionais da educação, transforma o sistema educacional do município em um sistema inclusivo, democrático e mais qualificado. Para isto temos várias propostas, dentre elas: Melhorar os salários, cumprindo os repasses previstos no Piso Salarial Nacional da Educação; Reavaliar o Plano de Carreira dos profissionais da educação, de forma a garantir que todos aqueles que tenham direito estejam devidamente inseridos no mesmo; Incentivar a implementação de Bolsa de Pesquisa e Projetos para o Magistério Municipal, com regulamentação aprovada pela Câmara Municipal. Ampliar a oferta de cursos profissionalizantes, capacitando os jovens para o mercado de trabalho; Elaborar plano de implantação de escolas em tempo integral, de acordo com o Plano Nacional de Educação; Fazer um estudo para reduzir o número de alunos por sala de aula e ampliar a rede municipal com a construção de novas unidades escolares contando minimamente com biblioteca, videoteca, sala de informática e quadra poliesportiva; Trazer para o município todos os programas do Governo Federal que possam beneficiar os alunos.
KATIA MIKI
A educação pública, e todos os profissionais que fazem parte dessa rede, tem grande importância e precisa de valorização imediata e contínua. A qualidade da merenda escolar se encontra muito longe do ideal em uma realidade onde, muitas vezes, é a principal refeição de muitos estudantes. Os mecanismos democráticos de controle e participação civil carecem de fortalecimento. O processo de melhoria da qualidade do ensino público municipal passa por valorização e capacitação de todos os educadores; aprimoramento das condições de trabalho e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuas, com estudos para a redução na carga horária dos professores e modernização de relatórios e documentações exigidos; incentivo à participação ativa da comunidade nos conselhos escolares e fortalecimento dos Conselhos Municipais para ampliar as bases de mocráticas da educação; implementação de programas que garantam promoção a convivência comunitária para ampliar a participação dos alunos no ambiente escolar visando seu desenvolvimento e apoio às famílias;  e uma educação inclusiva com a  formação de grupo de mediadores capacitados e orientados para trabalhar nas diversas realidades do autismo e outras deficiências, na ampliação da rede de Salas de Recursos Multifuncionais, pois esses espaços são essenciais para o desenvolvimento de crianças com deficiência, na promoção de atividades extracurriculares inclusivas, garantindo que todos os alunos, independentemente de suas necessidades especiais, possam participar e se beneficiar de experiências enriquecedoras, e na criação de uma equipe multidisciplinar para avaliar e identificar os alunos que têm necessidade de mediador com o objetivo de garantir a presença dos mediadores e cuidadores para todos os alunos que necessitem de suporte.
PROFESSORA FERNANDA VIEIRA
Compromisso com a Educação: Um Plano para o Futuro de Barra do Piraí A educação é uma prioridade para nós, Fernanda Vieira e Thauan Santos. Como professores de escolas públicas, entendemos a importância de um sistema educacional robusto e acessível, que comece desde a infância nas creches. Atualmente, Barra do Piraí conta com 24 creches e 23 escolas municipais, mas sabemos que muitas crianças ainda estão fora desse sistema. Durante a transição, realizaremos um levantamento detalhado para identificar quantas crianças estão sem acesso à educação e, com base nisso, criaremos um plano de ação alinhado às diretrizes do MEC. A Lei de Diretrizes e Bases estabelece que a educação infantil deve ser garantida para crianças até 3 anos.
A inclusão é uma prioridade em nossa proposta. É fundamental realizar a busca ativa dos estudantes evadidos, ofertar alimentação escolar de qualidade e o transporte adequado. Outro ponto sensível é a necessidade de escolas em áreas rurais. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) precisa de atenção. Existem apenas quatro escolas. A qualidade da educação passa pela valorização dos profissionais. Propomos que a maioria dos educadores seja contratada por meio de concurso público. É inaceitável ver nossos professores desmotivados; por isso, precisamos assegurar condições adequadas de trabalho, oferecer formação contínua aos profissionais da educação, cumprir com o pagamento do piso nacional, implementar um Plano de Carreira que traga dignidade aos servidores. Educação e cultura são essenciais para empoderar nosso povo. A escola deve ser um espaço de aprendizado e estímulo à leitura. Vamos juntos transformar a educação em Barra do Piraí!

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996