Angra dos Reis – A cidade de Angra dos Reis, mundialmente conhecida por suas belezas naturais e destino turístico de luxo, precisa de uma gestão que também valorize os moradores locais, especialmente os que vivem nos bairros periféricos. Essa é um dos principais focos de Veníssius, candidato à Prefeitura de Angra dos Reis, se eleito, aliado com a questão do transporte público.
“Angra é conhecida como um paraíso, mas quem vive aqui sabe que a realidade é bem diferente. A cidade está de frente para o mar, mas de costas para os morros e periferias”, afirma Veníssius. Segundo o candidato, a atual administração tem dado prioridade aos turistas e às áreas nobres da cidade, negligenciando infraestrutura, saúde, educação, e transporte público de qualidade para os moradores.
Veníssius propõe uma mudança radical na forma como a cidade é administrada. “Queremos turistas, mas também queremos que o morador da cidade sinta que faz parte dela”, diz. Ele planeja melhorar a qualidade de vida nos bairros periféricos, investindo em infraestrutura, aumentando o número de vagas em creches e garantindo transporte público eficiente e gratuito. O trabalho com o turismo não será esquecido, mas ele pretende envolver o cidadão na promoção dessa área, que ele seja voltado para base comunitária. “Quero que Angra volte a ser o que foi na década de 80, quando o turismo era pujante e participativo. Não queremos transformar Angra em Dubai, mas sim desenvolver um turismo de pertencimento, onde os moradores se sintam parte da cidade e possam compartilhar sua cultura e história, como as tradições indígenas, caiçaras e quilombolas”, completou.
TRANSPORTE
O candidato destaca a necessidade de um transporte público tarifado em zero, como já ocorre em mais de 100 cidades brasileiras. “Por exemplo, Maricá, aqui no Estado do Rio, já tem essa política e é uma das cidades com maior IDH do Brasil. Angra dos Reis tem um orçamento superior a muitas cidades da região, como Volta Redonda, e precisa começar a investir em seus próprios moradores”, apontou.
Veníssius aponta a importância de integrar os bairros por meio de um transporte público eficiente. “Um corredor expresso que ligue os bairros é essencial. O transporte público gratuito é um direito do cidadão, e vamos lutar para que isso seja uma realidade em Angra dos Reis”, citou.
© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. – Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996