quinta-feira, 6 de maio de 2021 - 21:13 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade /  Porto Real sedia reunião itinerante de Defesas Civis

 Porto Real sedia reunião itinerante de Defesas Civis

Matéria publicada em 24 de março de 2015, 13:50 horas

 


Porto Real

O município foi sede da reunião itinerante das Defesas Civis da Redec (Regional de Defesa Civil) Sul, que abrange cidades do Vale do Paraíba e centro Sul do Rio de Janeiro. Ocorrida semanalmente entre as 16 cidades integrantes da Redec Sul, o encontro teve como intuito a troca de informações entre as Defesas Civis em relação as formas de atuação nas eventuais ocorrências de desastres naturais. Estiveram presentes o secretário de Ordem Pública, Aloísio Rocha, o comandante da Redec Sul, Cel. Mauro Franzoni, representantes dos 16 municípios envolvidos, coordenação regional da Defesa Civil e demais autoridades locais.

Em cada reunião são abordados temas sugeridos pelo município anfitrião. Na ocasião foram discutidos os procedimentos para a adesão do Cartão de Pagamento da Defesa Civil (CPDC) e o preenchimento da Ficha de Identificação de Desastres (FIDE). “O detalhamento do processo de preenchimento facilitará o reconhecimento junto ao Ministério da Integração Nacional”, argumenta o diretor da Defesa Civil, Cassiano Alves.

A ocasião foi dividida em três momentos. Palestra do município anfitrião, no caso, Porto Real, que discorreu sobre a estrutura organizacional do município, dados estatísticos dos eventos climáticos e histórico dos desastres naturais como granizo, queimadas, tempestade e vendaval e pretensões futuras; palestra do município convidado, no caso, Rio Claro, que pontuou as condições atuais da cidade e suas metas; e palestra do comandante da Redec Sul, orientando todos os municípios a fim de padronizar as ações das Defesas Civis e seguir o protocolo de atuações.

O comandante da Redec Sul, Cel. Mauro Franzoni destacou a execução do plano de auxílio mútuo entre os municípios. “Objetivamos padronizar as ações das Defesas Civis além, claro, de promover, com essas reuniões, a interação e troca de experiências dos integrantes de cada cidade e o levantamento de recursos para a atuação na área”, compreende.

“São reuniões como essa onde acontecem trocas de informações entre as cidades integrantes da Redec Sul, visando unificar e interagir os entes de Defesa Civil para atuarem de forma padronizada nas eventuais ocorrências”, acrescenta o secretário de Ordem Pública, Aloísio Rocha.

A prefeita Cida considera de extrema importância encontros que têm por objetivo difundir melhorias nas atuações da Defesa Civil. “Esse intercâmbio de informações e propostas refletem diretamente na contribuição para um fortalecimento da mobilização e promoção de uma cultura de proteção e defesa civil no município”, enfatiza.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document