terça-feira, 13 de novembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Prefeito autoriza obra em auditório do Parque da Saudade em Barra Mansa

Prefeito autoriza obra em auditório do Parque da Saudade em Barra Mansa

Matéria publicada em 11 de outubro de 2018, 11:53 horas

 


Prefeito assina ordem de serviço para reforma de auditório. (crédito Paulo Dimas)

Barra Mansa – O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, assinaram na manhã desta quinta-feira, dia 11, a ordem de serviço para a reforma do auditório Marcolino Pereira do Nascimento, no Parque Natural Municipal de Saudade. A intervenção contempla a troca do telhado, novo rebaixamento de teto (forro) e pintura interna. A obra está prevista para durar 30 dias.

O Parque foi criado em 2011 e serviu como Centro de Referência em Estudos Ambientais e Unidade Municipal de Conservação. Ele estava fechado desde 2015 e foi reaberto ao público depois de um mutirão de limpeza realizado pela prefeitura em janeiro de 2017, quando mais de 20 caminhões de entulho foram retirados do local. Toda parte de pintura, poda de árvores e limpeza foi realizada sem nenhum custo, apenas com trabalho voluntário, inclusive do prefeito Rodrigo Drable.

Rodrigo destacou a importância da reforma para o município, já que o local é palco de diversos eventos, palestras e encontros com ênfase na educação ambiental. “Quando nós assumimos o governo, o Parque de Saudade estava completamente abandonado. Foi preciso uma força tarefa de diversos moradores voluntários que contribuíram num mutirão de limpeza e revitalização. Na época, assumimos o compromisso de reformar o auditório. Após essa reforma, o local poderá receber novamente a comunidade e alunos em um local adequado, integrando um dos espaços mais agradáveis da nossa cidade”, afirmou o prefeito.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Roberto Beleza, o planejamento foi discutido com o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) que autorizou a reforma no auditório. A obra será realizada pela Construtora Leal, cujos recursos são oriundos do Fundo Municipal de Conservação Ambiental (Funcam). “A reforma contempla a troca das telhas de amianto, que são consideradas ecologicamente incorretas, por um telhado trapezoidal de alumínio, além de pintura no interior do salão”.

Ainda segundo ele, o telhado, assim como o forro de gesso já vinha apresentando problemas nos últimos anos e, no fim de 2016, após uma forte chuva acabou cedendo totalmente. Para sanar essa questão, o teto vai receber um modelo diferente de rebaixamento no sistema drywall (chapa de gesso acartonado), que é utilizado para dar acabamento na estrutura. “Além de ocultar redes e dutos, é capaz de atender exigências de desempenho acústico. No caso do drywall, o método de obtenção do gesso que compõe a chapa é considerado ecologicamente correto, pois não consome muita energia elétrica e a instalação do forro também garante redução de resíduos”, completou Beleza.

PULMÃO VERDE – A área do Parque Natural Municipal de Saudade, que possui 15 mil metros quadrados, sendo 97% de cobertura florestal, é considerada o pulmão do bairro Saudade e um dos principais espaços públicos para lazer, eventos culturais e prática esportiva, como caminhada. O local conta com pista de caminhada, árvores nativas de Mata Atlântica, área com brinquedos, auditório, salas de estudos e um casarão com mais de 80 anos. O Parque fica localizado na Rua Elza Maia de Amorim, nº 3538, no bairro Saudade, e está aberto à visitação de segunda a sexta, de 8 às 17 horas.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. que beleza hein?
    cuidado com ele prefeito

Untitled Document