segunda-feira, 30 de março de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Encontro de Folias de Reis movimenta a Ilha São João

Encontro de Folias de Reis movimenta a Ilha São João

Matéria publicada em 8 de janeiro de 2017, 15:47 horas

 


19ª edição do evento teve a apresentação de 16 folias representando vários bairros da cidade

08-01-encontro-de-folias-5

Cultura: Encontro de Folias abriu o calendário de cultura da cidade
(Foto: Gabriel Borges / Ascom VR)

Volta Redonda- O sábado foi animado na Ilha São João, em Volta Redonda. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, cerca de duas mil pessoas prestigiaram o 19º Encontro de Folias de Reis, que teve a apresentação de 16 folias representando vários bairros. O prefeito Samuca Silva prestigiou a primeira atividade oficial de Cultura da cidade nesse novo governo.
– Conseguimos organizar esse evento em tempo recorde e valeu a pena. Não é preciso fazer festas enormes e caras, estamos no momento de resgatar a nossa essência. E este evento mostra exatamente isso. Uma festa linda com muita gente feliz – afirmou o prefeito.
Com início às 12h, o 19º Encontro de Folias de Reis teve a participação das seguintes folias da cidade: Jornada Lua Nova, do Aero Clube; Jornada Estrela Guia do Oriente, da Vila Americana; Jornada Sagrada Estrela Divina do Oriente, da Ponte Alta; Jornada Estrela Sagrada, do Retiro; Jornada Leão de Judá, do Ilha Parque; Jornada Estrela Sagrada do Oriente, da Nova Primavera; Jornada Estrela Sagrada, da Água Limpa; Jornada Jesus José e Maria, do Eucaliptal; Jornada da Paz, da Água Limpa; Jornada da União, do Santo Agostinho; Jornada Divina Estrela, da Santa Rita do Zarur; Jornada Cristo Vive, do Açude I; Jornada Sagrada do Oriente, da Candelária; e Jornada dos Astrólogos do Oriente, da Água Limpa.
– É uma tradição maravilhosa, que passa de pai para filho. Esse evento é o resgate da cultura brasileira, que estava acabando e estamos vendo voltar a entrar em evidência – comentou o mestre Édio Santos de Oliveira Filho, da Jornada Astrólogos do Oriente.
Quem compareceu ao evento pela primeira vez, gostou do que viu. “Eu não imaginava que era tão legal. Eu via nas ruas, mas aqui são várias folias e dura o dia inteiro”, disse a estudante Mayara Afonso, de 18 anos. E quem sempre participa dos encontros também aprovou a festa. “É sempre muito bonito e este ano está especial. Fiquei com receio de não ter o encontro, mas manter esse evento é importante para quem gosta de folia. Uma grande atitude da Secretaria de Cultura”, disse a aposentada Iraci Costa Soares, que aproveitou para elogiar a segurança no local.
O evento abre o calendário de cultura da cidade, que promete muitas novidades em 2017.
– Nada melhor que começar o ano resgatando a cultura brasileira. Com certeza teremos um ano de bastante trabalho – concluiu a secretária municipal de Cultura, Márcia Fernandes.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

4 comentários

  1. Avatar

    folia de reis , quando era na vila dava ate medo . a quantidade de membros das folias pedindo dinheiro ,alias por onde passam ficam pedindo dinheiro . um destes uma vez me pediu “o moço me arruma 50 reias , só 50” . escreve ai quem já foi abordado por aqueles fantasiados de “monstro” para pedir dinheiro .

  2. Avatar

    estamos esperando que esse novo governos ajude as folias de reis, pq no governo neto eles ajudavam com verbas e com encontro de folia excelente.

    Quem sempre correu atras pra ajudar as folias de reis era o Paulinho da Cultura.

  3. Avatar

    E’ uma fase de transição falhas acontecem,mas foi o evento mais desorganizado até hoje. Falta de divulgação, atrasos das folias e a famosa “”barriga” entre uma folia e outra . Ano que vem será diferente. Espero.

  4. Avatar
    Cultura de verdade e sem panela em VR!

    Só quero ver se essa nova secretária vai ser diferente. O governo Neto incentivava gente de fora, nunca valorizou artistas locais e menos ainda apoiou projetos. Vamos ver se neste governo do Samuca muda alguma coisa.

Untitled Document