Idoso quase é atropelado por trem em Barra do Piraí; assista ao vídeo

by Diário do Vale

Barra do Piraí – Um idoso quase foi atropelado por um trem, na última segunda-feira (9), ao atravessar uma passagem de nível no Centro de Barra do Piraí.  A cena aconteceu na Rua Governador Portela e foi flagrada por duas câmeras da MRS Logística – concessionária que administra a malha ferroviária.

As imagens, que só foram divulgadas nesta quarta-feira (11), mostram o idoso atravessando a ferrovia tranquilamente, sem se preocupar com a aproximação do trem. Segundo a concessionária, o maquinista precisou acionar o freio de emergência para evitar que o pedestre fosse atingido.

Mesmo com a velocidade reduzida, o trem passa próximo ao homem, que não foi atingido. O curioso é que ele nem mesmo se assusta com a proximidade da composição ferroviária.

A concessionária aproveitou o episódio para mais uma vez alertar para os riscos de acidentes nas linhas férreas da região e pede para que as pessoas sigam a orientação das placas afixadas nas passagens de nível, que são as de: “pare, olhe e escute antes de cruzar a ferrovia”.

Ainda de acordo com a MRS Logística, pessoas idosas ou com dificuldade de mobilidade precisam ter atenção redobrada e de preferência estarem acompanhadas. Além disso, a concessionária orienta que os pedestres não tentem atravessar a linha falando ao celular, checando mensagens ou usando dispositivos de áudio de qualquer tipo. Eles desviam sua atenção da ferrovia.

trem-idoso-barra-pirai-87a113

Acionamento do freio

A MRS Logística informou que um trem pesa entre 3.000 toneladas (vazio) e 15.000 toneladas (carregado) e, por isso, pode exigir algo entre 300 e 1.000 metros desde a aplicação do freio de emergência até sua parada completa. Por seu peso, um trem não freia como um automóvel. Por isso, mesmo quando é possível identificar um obstáculo ou pessoa cruzando a linha inadvertidamente, na maioria das vezes não é possível evitar o impacto.

Os trens são dotados de luzes de sinalização, de sinos (acionamento constante quando estão em movimento) e de buzina (acionadas antes das passagens em nível ou em qualquer situação de emergência). A empresa afirmou que é fundamental que as pessoas estejam sempre muito atentas aos sinais sonoros de segurança, não utilizando telefones, smartphones ou headphones nas travessias das passagens de níveis e olhem para ambos os lados ao cruzar a via.

You may also like

26 comments

Nilo Siqueira 13 de novembro de 2015, 00:19h - 00:19

Um recado para o meu amigo camarada Carlos Almeida, que nas duas vezes justificadas cheguei a uma conclusão que ele não entende o que eu queria dizer. Falei em passagens de níveis e cancelas e passarelas e viaduto como o Heitor Franco no centro da cidade. A passarela do Jardim Amália II, da Vila Americana, enfrente Entrada de Pinheiral, O Viaduto Ponte da Radial Leste. Estas passarelas te dou de presentes, porque não são na roça e nem no centro da cidade…)!

MARCUS VINICIUS 12 de novembro de 2015, 17:14h - 17:14

Existe sim falta de investimento neste ponto, porem a culpa não cabe a este fato. Isso se encaixa mais a cultura do brasileiro que insiste em não ter o minimo de senso em cumprir regras(claro que não se aplica a todos), o importante não é ter um guarda ou uma cancela maior ou um muro de 30 metros, o que falta é educação e bom senso, ele não viu que o trem estava vindo? não ouviu o sinal sonoro? não viu que tinham mais pessoas paradas aguardando? porque não aguardou tambem?
A questão é que sempre que acontece um fato parecido, é sempre muito facil dizer que o governo não investiu nisso, que faltou recurso para aquilo que nada funciona, concordo plenamente, o pais esta uma merda, mais as pessoas tinham que olhar mais para si, e tentar começar a mudança por elas,mudar a má educação e cultura errada que existe neste pais. No japão se o trem estivesse a 30 km e o sinal tivesse vermelho, ninguem atravessaria e com certeza jamais teria uma noticia dessas, por que é dificil ter esta mesma cultura e educação aqui tambem? Mudança tem que começar por nos.
ps: não foi resposta ou direcionamento a ninguem, apenas opinião.

Coroa deu um show! 12 de novembro de 2015, 15:28h - 15:28

Coroa ficou famoso no mundo inteiro, para sempre! Saiu do anonimato para toda a eternidade. Todos os canais de TV estão exibindo o vídeo. rssss Seria tentativa de suicídio frustrada ou distração quase fatal!? Podemos rir por nada de mal ter ocorrido com o sábio coroa. Talvez seja um grande calculista da distância x velocidade x tempo! x probabilidade. rsss Como diria o eterno Shakespeare: “Seria cômico se não fosse – quase – trágico.” rsss Barra do Piraí ficou famosa também hein! Talvez uma fama negativa de falta de segurança, mas mesmo assim, uma fama. rssss O coroa seguiu viagem caminhando serenamente. Show espetacular. Melhor que Hollywood.

juliana 12 de novembro de 2015, 13:23h - 13:23

Mal dá para acreditar!!!
É um absurdo como o sistema de segurança para o pedestre é falho, ainda que tenha sinal sonoro e visual, deveria haver um impedimento ainda mais eficaz de pedestres, já que a pessoa pode ser deficiente auditivo e não ouvir o som; ser deficiente visual e não ver o sinal; ou deficiente mental e simplesmente não perceber o risco e passar direto…
Deveria sim haver um impedimento de acesso, como cancelas maiores e mais eficientes ou guardas que impeçam a passagem…

Ruan 12 de novembro de 2015, 19:11h - 19:11

Juliana, eu moro em Barra do Piraí e posso te dizer, existe duas cancelas enormes com um baita sinal vermelho a frente e com um barulho de sino insuportavel para que não ocorra esse tipo de coisa. Existe um guarda na minha rua o qual não pode impedir a passagem das pessoas e dos carros, apenas sinaliza-las para parar e eles não respeitam isso nem um pouco.

Sabe, a cidade foi construída ao redor da ferrovia, ou seja, a ferrovia chegou primeiro e as pessoas tem que aprender a respeitar, e para você que não sabe, tem um túnel ali aonde passa muitas pessoas quando o trem esta passando, não havia necessidade dele passar ali dessa forma.

Não conheço ele e nem sei se ele possuí alguma deficiência mas sinalização ali é o q não falta

liberdade e propriedade 12 de novembro de 2015, 10:25h - 10:25

Alguém pode explicar por que algumas cidades tem passagem de nível e outras não tem, mesmo cortadas pela mesma linha, a regra não deveria ser a mesma? Não entendo.

Da Roça 12 de novembro de 2015, 11:56h - 11:56

Não se trata de regra, é bom senso e investimento em segurança e melhora no fluxo do trânsito que o município faz.

REALIDADE 12 de novembro de 2015, 10:23h - 10:23

Todo mundo gosta de malhar a CSN , agora porque não se copia seu procedimento interno e transforma em uma lei ja esses vereadores ficam inventando leis que todo mundo sabe que não vai dar em lugar nenhum ..
Na CSN em cruzamentos de Linhas Férreas o manobreiro tem que vim na frente e a Composição na velocidade de passos de homem, claro que entendendo que o trem não saia da linha, que existe grande parte dos acidentes a culpa é do fator humano porq muitos são causas comportamentais, porém nesse mundo onde as pessoas por outro lado vivem com tantos problemas também pode distrair a mente, as Ferrovias estão cada vez mas ricas não vai falir se colocar uma pessoa nessas passagens de nivel ou em cada composição para atrevessar perimetro urbano devagar…solução há, basta coragem e vontade politica pra fazer e se cumprir.

juliana 12 de novembro de 2015, 13:24h - 13:24

é verdade!

Nilo Siqueira 12 de novembro de 2015, 09:44h - 09:44

Um Recado para meu Amigo Carlos Almeida pelo alerta logo em seguida, obrigado pela correção, moro à 46 anos em Volta Redonda trabalhei 28 anos na CSN No quadro da Empresa. Seria impossível não conhecer Volta Redonda, foi na hora que pedi para dar uma passada e conferir que fiquei enrolado. Foi a hora e o sono, obrg.

Leitor 12 de novembro de 2015, 09:29h - 09:29

Brasileiro é imprudente. Não respeita passagem de nível e não respeita faixa de pedestre

pinheiral 12 de novembro de 2015, 09:01h - 09:01

A CULPA É DO GUARDA QUE FICA BATENDO PAPO E NÃO PRESTA ATENÇÃO NO SEU SERVIÇO.

Marcos 12 de novembro de 2015, 08:41h - 08:41

Este senhor tem uma proteção do invisível muito forte. Deus seja louvado.

fora da linha 12 de novembro de 2015, 05:41h - 05:41

O trem não sai da linha. O idoso passa de cabeça baixa sem observar nada.

Rodolfo 12 de novembro de 2015, 01:26h - 01:26

kkkkkkkkkkk
Rindo muito, o idoso continuou caminhando na paz de um monge !!!
parece que nada aconteceu kkkkkkkk

Nilo Siqueira 12 de novembro de 2015, 01:25h - 01:25

Por incrível que pareça, são acontecimentos que vem de surpresa para chamar atenção; que alguma coisa errada tem nesta lugar, será porque, porque acabou uma grande fábrica que tinha em Santanésia. Meu unhado trabalhava nela, ele me falava que aí era muito bom de morar, (digo) Barra do Piraí. Atualmente não sei o que aconteceu que muitos moradores de Barra do Piraí, resolve seus negócios em outras cidades com certas dificuldades, porque tem muitos documentos que só em Barra do Piraí pode dar o visto. Um exemplo nasce uma criança na bairro Califórnia distrito de Barra do Piraí. Dá uma mão de Obra!!! Vamos o que interessa : passagem de nível, Todo mundo mete o pau no prefeito Neto. Confere e visite Volta Redonda um dia e confere se há algumas passagens de neveis sem viaduto ou cancela e posto de saúde academias da vida , da terceira idade etc:.

Carlos almeida 12 de novembro de 2015, 08:15h - 08:15

Fala besteira não, Volta Redonda não tem passagem de nível muito antes no Neto ser prefeito.

Da Roça 12 de novembro de 2015, 14:14h - 14:14

Carlos almeida, vou dizer mais uma besteira então, recentemente tivemos em Volta Redonda a construção de um viaduto/ponte e duas passarelas sobre a linha do trem.

Jorge 11 de novembro de 2015, 23:47h - 23:47

Com certeza alguém que saiu do banco no 5º dia útil vendo que faltaria salário para completar o mês, frente às preocupações do dia à dia!
Retrato da realidade brasileira…! As pessoas estão adoecendo!

Passo por alí eventualmente e já fui enganado pela composição, que parecia longe mas vinha perto demais!
Realmente é perigoso!
Mas não é culpa da MRS…

Júliana 11 de novembro de 2015, 21:13h - 21:13

Um absurdo um trem passar em local onde há movimento de pessoas isso é inadmissível tinha que ter ter muro em toda extensão de ferrovia e passarelas e viadutos

Eduardo 11 de novembro de 2015, 23:34h - 23:34

Querida, a linha férrea está lá a mais tempo que a cidade e há cancela e sinal sonoro, além de toda sinalização ao redor. Vc leu a matéria toda?

Al Fatah 11 de novembro de 2015, 20:52h - 20:52

Esse velho está fazendo hora extra. Já deve estar com o cartão de ponto todo marcado… Nem quando o trem passou tirando fino ele se deu conta, continuou de boa seu caminho!…

Leão do Sul 11 de novembro de 2015, 20:02h - 20:02

Se o velho imprudente é atropelado e morre, sua família ainda reivindica indenização na justiça! Faz bem a MRS, em instalar´câmeras nas passagens de nível. Observem que a cancela está abaixada e com toda certeza, o maquinista estava com a buzina acionada, como determinação da empresa!!!!!!!!!!!!!!

Manzelo 11 de novembro de 2015, 19:44h - 19:44

Aí este senhor IMPRUDENTE que era para dar o exemplo de EXPERIÊNCIA faz uma ação IRRESPONSÁVEL que quase se transforma numa tragédia! Ainda ia complicar a vida do maquinista. Não sei o que o povo anda pensando?!

E os concursados da pmvr 2014 11 de novembro de 2015, 19:43h - 19:43

É OSSO , SE PEGA, IÃO FALAR QUE A CULPA ERA DA MRS

caveirinha 11 de novembro de 2015, 19:09h - 19:09

Caraca esta foi por pouco mesmo…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996