quinta-feira, 20 de janeiro de 2022 - 01:08 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / 5ª Feira das Meninas acontece domingo, no Memorial Zumbi, em Volta Redonda

5ª Feira das Meninas acontece domingo, no Memorial Zumbi, em Volta Redonda

Matéria publicada em 7 de novembro de 2016, 20:36 horas

 


Palestra sobre empoderamento negro é uma das novidades desta edição, que começa às 11h e tem programação extensa

‘Feira das Meninas’: Empreendedores de produtos afro aderiram à ideia e tornam o Memorial Zumbi num espaço cultural (Foto: Arquivo pessoal)

‘Feira das Meninas’: Empreendedores de produtos afro aderiram à ideia e tornam o Memorial Zumbi num espaço cultural (Foto: Arquivo pessoal)

Volta Redonda – Em sua quinta edição, a Feira das Meninas, evento promovido pelo Projeto Meninas de Lenço, acontece neste domingo (13), no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília. A feira vai contar com expositores de Minas Gerais, que estarão pela primeira vez na região. Outra novidade será o espaço infantil e palestra de Mari Nascimento, ex-coordenadora de comunicação da Revista Raça Brasil, sobre empoderamento negro.

A organizadora, Renata Ferreira, explicou ao DIÁRIO DO VALE que o principal objetivo é consolidar a feira no calendário da cidade, tornar a Feira das Meninas itinerante e ampliar o espaço da cultura negra em Volta Redonda, “porque representatividade importa”, de acordo com ela. São duas datas fixas para a mostra, no aniversário, em julho, e em novembro, em alusão ao Dia da Consciência Negra.

– Tínhamos um projeto de brechó e percebemos que as pessoas tinham muita vontade de conhecer feiras afros. Consegui alguns contatos de afro empreendedores do Rio de Janeiro, que gostaram da ideia de expandir suas vendas para o sul do estado, e junto com a galera do Rio vieram de São Paulo e da própria região – contou.

A organização completa é formada pela equipe de produção do Meninas De Lenço. Além de Renata, participam Dalma Lima e Ana Paula Max, além de amigas voluntárias. Para a 5ª edição, o projeto conseguiu parecerias com o Instituto Dagaz, Peruquetes, do Grupo de Apoio a Pessoa com Câncer (GAPC), participantes do Dia de Doar, além de empresas.

Programação

O evento está programado para começar às 11h, no Memorial Zumbi dos Palmares, que fica na Rua Vinte e Três – A. Haverá apresentação do Coral da Associação dos Aposentados e Pensionistas (AAP-VR); DJ Laís Conti; Aconchego dos Veteras; Grupo de Dança Afro D’danda; e do Grupo de Samba Jeito de Ser.

Entre as atrações está também a contação de histórias “Ayayomi – uma história de resistência” com Bruna Barcelon, participante da exposição ‘Quilombos do Rio de Janeiro’, do Instituto Dagaz. O evento também terá espaço para arrecadação de lenços.

O que nunca falta na Feira das Meninas é praça de alimentação, moda afro infantil, jovem e adulta (masculina e feminina) e muita música. Quem for ao evento, poderá concorrer a uma bolsa para curso de informática com 50% de desconto. Outra atração, que promete animar é o ‘bolhãozão’ – bola de sabão gigante.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Belo, divertido e acolhedor evento, fui no anterior e gostei muito.

Untitled Document