Abaixo-assinado pede melhorias para bairro de Barra Mansa

by Diário do Vale

Barra Mansa

Moradores do bairro Nove de Abril em Barra Mansa colheram assinaturas neste fim de semana, em um documento solicitando à prefeitura melhorias estruturais na localidade. O presidente da associação de moradores, Marcos Rodrigues do Vale, disse que entre os principais problemas está o fim da obra de canalização do córrego Secades que corta a região.

– Esta obra foi iniciada no governo do ex-prefeito José Renato. É uma necessidade da localidade, já que inúmeros problemas são ocasionados pela obra inacabada. Esperamos recolher as assinaturas e entregar no setor responsável da prefeitura – disse Marcos.

Outras reivindicações dos moradores incluem melhorias no recolhimento de lixo e a reforma da quadra da comunidade, que oferece riscos de acidentes aos usuários, em sua maioria crianças.

– A quadra tem buracos no chão e está sem iluminação há três meses, oferecendo risco à noite. A grade da quadra também está com buracos, e os arames podem machucar as crianças. Vários pais já vieram me procurar por causa deste problema. São reparos que não são realizados há anos aqui. O ideal seria que a quadra tivesse uma cobertura, mas, segundo o prefeito, há o risco do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) pedir os terrenos de volta, já que eles pertencem ao departamento – apontou.

Segundo o presidente, a comunidade é prejudicada também pelo lixo que se acumula nas ruas e cai nos córregos, já que o recolhimento não é feito nos dias e horários corretos. Além disso, há dois pontos no bairro onde os moradores colocam lixos no chão, devido à ausência de gaiolas.

Ele afirmou ainda que a população precisa ajudar e disse que está começando uma campanha de conscientização para os moradores não depositarem vias em qualquer lugar.

O vereador Luiz Furlani assinou o documento que apoiando a ação e disse que é de grande importância que a população reivindique tanto o legislativo, quanto o executivo melhorias para o bairro.

– Movimentos que são para trazer melhorias para o bairro e qualidade de vida para a população eu apoio sempre. Levo os pedidos da comunidade ao prefeito, mas é importante que a comunidade também faça isso, disse Furlani.

Mais reclamações

Moradores também apontam a existência de mato alto no córrego e outros pontos do bairro. Além disso, nos dias de chuva, além de galhos e mato, muito lixo vai parar dentro das residências. Eles ainda apontaram uma casa, que fica abaixo do nível da rua, que sempre é prejudicada pelo acúmulo de dejetos.

O aposentando Genuário Antônio Augusto, morador da Rua Alphen, confirmou os impasses.

– Três muros já caíram e vários outros estão condenados devido à vazão do córrego. Há o mau cheiro e fica nossa indignação porque o serviço começou e parou. E quando chove, vêm as enchentes, há a formação de redemoinhos em alguns pontos, e com isso, os barrancos vão caindo e levando partes dos muros.

Prefeitura diz que canalização
é de responsabilidade do Estado

A prefeitura de Barra Mansa informou que a obra do córrego Secades é de responsabilidade do Governo do Estado e o município está buscando um entendimento com a Secretaria Estadual do Ambiente, através do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), para que a obra seja concluída o mais breve possível. Em relação à situação da quadra, a Susesp (Superintendência de Obras de Serviços Públicos) vai realizar uma vistoria do local nos próximos dias para realizar ações emergenciais que garantam a segurança dos usuários. De acordo com a autarquia, a reforma geral da quadra está prevista para o primeiro semestre de 2016. Já sobre a situação do lixo o Saae/BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) informou que a coleta está regular no bairro, assim como em toda a cidade. E frisou que qualquer dúvida, os moradores podem entrar em contato com o Saae através da Coordenadoria de Resíduos Sólidos pelo telefone 115.

You may also like

1 comment

antonio carlos 20 de abril de 2015, 19:57h - 19:57

parabens marcos pelo menos esta começando a mostrar serviço isso mesmo estamos juntos trabalho forte é povo unido

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996