Abastecimento do Roma e Jardim Belvedere, em Volta Redonda, entra em fase final de teste

by Diário do Vale

saae volta redonda

Volta Redonda –  O sistema de descompartilhamento do abastecimento de água das regiões do Roma e Jardim Belvedere – que inclui a construção da Elevatória Paulo Fernandes no bairro São Geraldo e 1.800 metros de rede – está completando três meses de funcionamento, e entra na fase final de testes, quando atingirá a sua capacidade máxima. O investimento feito Saae de R$ 1,8 milhão beneficia cerca de 20 mil moradores de 16 bairros.

O serviço tornou independente a distribuição de água nos bairros do Roma I, Roma II, São Francisco de Assis, Parque das Garças, Rio das Flores e Condado do Ipê, e do Conjunto Residencial Vila Rica e Jardim Belvedere. Antes o abastecimento era compartilhado, com 12 horas para o Jardim Belvedere e as outras 12 horas para o Complexo Roma. O gerente técnico do Saae-VR, o engenheiro Sérgio Meira Silva, explicou as obras feitas para garantir o abastecimento.

– Para separar o abastecimento, foram construídos 1.800 metros de redes, uma estação elevatória, localizada na Av. Capitão Lopes Bragança, no bairro São Geraldo, e também a instalação de um reservatório com capacidade de armazenamento de 800 mil litros – enumerou.

Segundo ele, também foi implantado o processo de monitoramento automatizado, que permite controlar à distância o sistema de bombeamento, bem como os níveis dos reservatórios daquelas localidades, dando agilidade na correção de possíveis falhas.

– Paralelamente à realização destes serviços, estamos finalizando as obras de melhoria para o Residencial Vista Verde (no Conjunto Residencial Vila Rica), que compreende a construção de estação elevatória, 318 metros de rede e um reservatório elevado com capacidade de 60 mil litros – informou.

Qualidade da água

O diretor executivo do Saae, o engenheiro Paulo Cezar de Souza, o PC, também destacou a importância do investimento, que vai melhorar a qualidade do abastecimento para os moradores, principalmente no verão, quando aumenta o consumo de água.

– Agora temos um sistema independente implantado e estamos fornecendo água potável do Saae, 24 horas por dia, para o Complexo Roma e também para o Jardim Belvedere – explicou.

PC apontou ainda que, com a obra, o risco de desabastecimento para aquela região por problemas técnicos é mínimo: “Temos registros em vários pontos da rede e em casos de problemas como vazamentos e manutenção, podemos desligar este sistema e voltar ao que operávamos antes e assim todos também terão o abastecimento garantido”, afirmou o diretor, ressaltando, no entanto, que uso consciente da água é essencial para evitar a falta de água. “A escassez de água é uma realidade mundial, e nós não estamos imunes a isso, claro. Por isso, as pessoas devem cada vez mais ver a água como um bem valioso, evitando o desperdício e reutilizando a água quando for possível”.

Todos os bairros e loteamentos beneficiados com as obras são: Jardim Belvedere, Village Sul, Recanto da Lagoa, Mata Atlântica, Cidade Nova, Ipê Amarelo, Rosa dos Ventos, Flor do Campo, Vila Rica, Vista Verde, Roma I, Roma II, Parque das Garças, Rio das Flores, Condado do Ipê e São Francisco.

You may also like

2 comments

Morador Ipê Amarelo 3 de agosto de 2015, 15:31h - 15:31

Moro no Ipê Amarelo e não vi mudança nenhuma até agora, só temos água de 2:00 da madrugada até no máximo às 11:00h da manhã .

Alex 2 de agosto de 2015, 22:13h - 22:13

Não sei se já está em funcionamento, mesmo que em fase de teste, mais no Jardim Belvedere principalmente onde resido, a água só chega de madrugada e acaba por volta de 10:00hs da manhã.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996