sábado, 20 de outubro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Abrem as inscrições para participar de romaria para Aparecida do Norte

Abrem as inscrições para participar de romaria para Aparecida do Norte

Matéria publicada em 18 de julho de 2018, 16:42 horas

 


Para participar da romaria é preciso participar de reuniões destinadas às preparações na Cúria Diocesana

Volta Redonda – As inscrições para participar da 4° edição da Romaria que vai de Volta Redonda até a Catedral Basílica Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida do Norte, no estado de São Paulo, podem ser feitas na Cúria Diocesana de Volta Redonda, na Vila Santa Cecília, e vão até o dia 31 de agosto. A taxa de inscrição está no valor de R$ 20,00 por pessoa, mas para participar da romaria é preciso participar das reuniões destinadas às preparações da caminhada que acontecem toda quarta-feira, às 19h30 min, na Cúria. É necessário atestado médico.

O coordenador de segurança da Romaria, Pedro Galdino, de 66 anos, que participa das romarias desde a primeira, informou que as idades variam de 30 a 70 anos, embora não exista faixa etária para participar. Os menores de idade que tenham interesse devem estrar acompanhados dos responsáveis. Os organizadores da caminhada aconselham os participantes a começar os preparos físicos de 3 a 4 meses antes da Romaria, visto que a caminhada é bastante cansativa.

– Teremos crachás de identificação, cada participante colocará seu tipo sanguíneo, se faz uso de remédios e quais, para o caso de emergências. Eles deveram apresentar o atestado médico para comprovar que tem condições de participar, para evitar problemas. São 160 quilômetros de caminhada, é muita coisa para quem não está preparado – explica o coordenador.

São quatro dias de caminhada, este ano com a previsão de saída às 4 horas da manhã do dia 8 de outubro. Contam com de carros de apoio, paradas para lanche, garrafas de água, equipe de segurança, crachás de identificação para casos de emergência, parceria com outras dioceses e algumas pousadas para passar a noite e realizar refeições.

De acordo com o coordenador de segurança da Romaria, Pedro Galdino, a romaria pretende levar até 100 fiéis a Aparecida do Norte. Ele conta que, em 2015, a primeira vez que aconteceu a Romaria, apenas quatro pessoas participaram. No ano seguinte 14 pessoas compareceram. Em 2017, 71 romeiros participaram da caminhada.

– Geralmente andamos de 35 a 42 quilômetros por dia. Ano passado alguns médicos e enfermeiros participaram da romaria e esse ano, se colocaram a disposição para orientar os fiéis que querem participar, mesmo que não participem.

Os coordenadores da caminhada pretendem fazer uma mudança de roteiro, para que os romeiros cheguem a Basílica em melhores condições, por isso a primeira parada será em Resende, a segunda em Queluz, a terceira em Cachoeira Paulista e pretendem fazer a ultima em Lorena, mais próximo ao destino, para que descansem, tomem banho, se alimentem e cheguem dispostos à Catedral.

Os romeiros realizarão eventos como almoço, bingos e rifas para arrecadar dinheiro para pagar pelas refeições e hospedagem em pousadas. Algumas cidades ofereceram abrigo gratuito, mas nas cidades que não conseguiram abrigo os fiéis terão que arcar com os custos, por essa razão é importante que consigam levantar fundos, e para evitar que passem qualquer tipo de necessidade.

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Aparecida nunca teve do Norte em seu nome, não sei pq insistem nisso.

Untitled Document