Academia da Vida de Volta Redonda realiza sarau em homenagem a Luiz Gonzaga

by Diário do Vale
sarau vr

Evento cultural: Ação envolveu cerca de 250 alunos e serviu para comemorar o Dia do Idoso da Academia da Vida de Volta Redonda
(Foto: Divulgação PMVR)

Volta Redonda- Cerca de 250 alunos da Academia da Vida Oscar Cardoso festejaram o Dia do Idoso – comemorado em 1º de outubro – na tarde de ontem na sede da unidade, no Acesso Laranja do Estádio da Cidadania Raulino de Oliveira. Para marcar a data, eles prepararam um sarau em homenagem a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. De acordo com a diretora da Academia da Vida, Andiara Dias, foram envolvidos alunos de todos os cursos da instituição.

– Eles estudaram a vida e a obra de Luiz Gonzaga, inclusive assistiram ao filme ‘Gonzaga – de Pai pra Filho’, que conta a história do Rei do Baião, para criar os números do sarau – explicou.

Andiara acrescentou que Luiz Gonzaga é o terceiro homenageado em sarais da Academia da Vida. Anteriormente, foram lembradas as obras de Vinícius de Moraes e Chico Buarque de Holanda.

– Mas este foi o mais bonito, certamente pela proximidade com os alunos da academia. A identificação dos alunos com a realidade de Luiz Gonzaga é enorme, eles sabem de toda a história do Rei do Baião – afirmou, completando que esta intimidade facilitou muito na hora da confecção da decoração, composta por cactos; e na execução dos números de poesia, música, dança e teatro.

Durante o sarau, os alunos da Academia da Vida se revezaram na posição de público e artista. O coral da unidade cantou diversos sucessos do cantor; o grupo de dança apresentou números com “Olha pro céu meu amor”, “Asa Branca” e “Xote das Meninas”; e o grupo de teatro encenou a canção “Súplica Cearense”. O professor de teatro da academia, Hormínio Gama, afirmou que cerca de 25 alunos estão envolvidos na encenação, mas ele destacou a participação de João Amorim, que interpreta Luiz Gonzaga.

– João é um ator de muito talento, ele também foi destaque como o idoso na peça ‘Consciência e Liberdade’, que aborda as dificuldades que os idosos passam no dia a dia, que foi apresentada pelo grupo no Teatro João Caetano – a sala de espetáculos mais antiga do Rio de Janeiro – em 30 de setembro, na abertura do Dia Internacional do Idoso – disse Gama.

Além das apresentações ao vivo, foram selecionadas parte da história de Luiz Gonzaga e apresentações musicais com grandes nomes da MPB, que gravaram o Rei do Baião para passarem no telão durante o sarau.

Para encerrar o evento, os alunos da Academia da Vida confraternizaram em um lanche, promovido por eles mesmos, com torradinhas e patê.

– Neste ano, nós privilegiamos mesmo a “fome” de cultura e optamos por uma festa com gastronomia bem simples – pontuou Andiara.

Academia da Vida

A instituição existe há 13 anos e está localizada no acesso laranja do Estádio da Cidadania. A Academia oferece a 700 alunos com idade acima de 60 anos aulas de Português, Mundo Contemporâneo, Programa de Saúde, Informática, Arte e Teatro. Além de Curso de Alfabetização e Cursos de Extensão como o de Bem-Viver na Terceira Idade, o de Formação de Agentes Educadores Comunitários, o Programa de Apoio ao Voluntariado, além de Oficinas de Criação, Coral e Dança.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996