>
segunda-feira, 15 de agosto de 2022 - 19:00 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Academia da Vida forma turmas em atualização e alfabetização

Academia da Vida forma turmas em atualização e alfabetização

Matéria publicada em 14 de novembro de 2016, 18:46 horas

 


No próximo mês serão entregues certificados a cerca de 60 alunos de duas turmas

Volta Redonda – A Academia da Vida Oscar Cardoso, que funciona no Estádio da Cidadania Raulino de Oliveira (entrada pelo Setor Laranja), entrega no próximo mês certificados a cerca de 60 alunos de duas turmas do Curso Básico de Atualização na Terceira Idade e a um grupo de 20 alunos com participação na alfabetização, que serão reconhecidos com um documento especial e individual. A solenidade será no dia 9 de dezembro, na Câmara Municipal, às 19h. Os alunos têm idade média de 70 anos, mas alguns formados estão na faixa de 80 a 90 anos.

O evento terá como convidados o prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB), o presidente da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), José Luiz de Sá – instituição ao qual a academia é ligada -, a diretoria pedagógica da Fevre, familiares dos alunos diplomados e amigos. A diplomação é feita para quem já fez os dois primeiros anos de curso básico na academia, mais o terceiro ano de formação, que vale o certificado.

De acordo com a diretora geral da Academia da Vida, Andiara Dias dos Santos, o curso equivale a uma pós-graduação com uma carga horária total de 1060 horas.

– Eles aprendem com as aulas de Português, Saúde, Mundo Contemporâneo, Artes, Informática e Teatro. Este ano, será diferenciada a entrega dos certificados, além das duas turmas que frequentam a academia na parte da tarde, em dias alternados, de segunda às sextas-feiras, vamos conceder um documento especial ao grupo de aprendizagem que foi alfabetizado, atendendo ao pedido do próprio grupo pelo esforço e dedicação em aprender – explicou. São duas turmas, uma estuda às segundas e quartas e outra às terças e quintas-feiras.

A diretora acrescentou que a Câmara Municipal será o palco de uma grande festa dos formandos e seus familiares, que costumam levar faixas, instrumento musical, como a corneta vuvuzela, coroando um trabalho realizado ao longo de três anos de curso.

– A Câmara fica lotada pelos diplomados e seus convidados, se transformando num local de muita alegria para todos, demonstrando que para aprender não tem idade – comentou.

Para abrilhantar a festa, o Coral da Academia, formado por 45 pessoas da melhor idade, participa da formatura.

– E depois de diplomados, os alunos ainda podem continuar na Academia, onde farão cursos de extensão em português, inglês, matemática financeira e dança sênior – frisou Andiara.

Através da alfabetização e cursos de atualidades e artes, os idosos são inseridos na sociedade achando seu espaço e aumentando a autoestima. Os cursos são preparados e ministrados por professores da Fevre. Os alunos recebem kits com uniforme e material escolar no começo do curso, e todos os dias é servido um lanche elaborado por nutricionistas.

Terceira Idade: Curso Básico de Atualização prepara alunos com até 90 anos de idade (Foto: Divulgação PMVR)

Terceira Idade: Curso Básico de Atualização prepara alunos com até 90 anos de idade (Foto: Divulgação PMVR)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document