>
sexta-feira, 19 de agosto de 2022 - 21:20 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Academia da Vida Oscar Cardoso forma a 10ª Turma

Academia da Vida Oscar Cardoso forma a 10ª Turma

Matéria publicada em 9 de novembro de 2016, 16:05 horas

 


Solenidade será no próximo mês, na Câmara Municipal

academia-da-vida

Curso Básico de Atualização na Terceira Idade prepara alunos com até 90 anos de idade
(Foto: Divulgação/PMVR)

Volta Redonda – A Academia da Vida Oscar Cardoso, que funciona no Estádio da Cidadania Raulino de Oliveira, entrada pelo Setor Laranja, que tem 14 anos de fundação, vai entregar certificados a cerca de 60 alunos de duas turmas do Curso Básico de Atualização na Terceira Idade e a um grupo de 20 alunos com participação na alfabetização, que serão reconhecidos com um documento especial e individual.

A solenidade será na Câmara de Vereadores, em 09 de dezembro, às 19 horas. Os alunos tem idade média de 70 anos, mas serão formados alguns na faixa de 80 a 90 anos.

O evento terá com a presença do prefeito, Antônio Francisco Neto, do presidente da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), José Luiz de Sá – instituição ao qual a academia é ligada por hierarquia administrativa, da diretoria pedagógica da Fevre, familiares dos alunos diplomados e amigos.

A diplomação é feita para quem já fez os dois primeiros anos de curso básico na academia, mais o terceiro ano de formação, que vale o certificado.

De acordo com a diretora geral da Academia da Vida, Andiara Dias dos Santos, o curso equivale a uma pós-graduação com uma carga horária total de 1060 horas:

– Eles aprendem com as aulas de Português, Saúde, Mundo Contemporâneo, Artes, Informática e Teatro. Este ano, será diferenciada a entrega dos certificados, além das duas turmas que frequentam a academia na parte da tarde, em dias alternados, de segunda às sextas-feiras, vamos conceder um documento especial ao grupo de aprendizagem que foi alfabetizado, atendendo ao pedido do próprio grupo pelo esforço e dedicação em aprender – explicou. São duas turmas, uma estuda às segundas e quartas e outra às terças e quintas-feiras.

A diretora acrescentou que a Câmara Municipal será o palco de uma grande festa dos formandos e seus familiares, que levam faixas, instrumento musical como a corneta vuvuzela, coroando um trabalho realizado ao longo de três anos de curso. “A Câmara fica lotada pelos diplomados e seus convidados, se transformando num local de muita alegria para todos, demonstrando que para aprender não tem idade”. Para abrilhantar a festa, o Coral da Academia, formado por 45 pessoas da melhor idade, participa da formatura.

“E depois de diplomados, os alunos ainda podem continuar na Academia, onde farão cursos de extensão em português, inglês, matemática financeira e dança sênior”, frisou Andiara.

Academia da Vida

Os 700 alunos da escola estão divididos entre os cursos de Português, Mundo Contemporâneo, Programa de Saúde, Informática, Arte e Teatro, Alfabetização e cursos de extensão, como o de Bem-Viver na Terceira Idade, o de Formação de Agentes Educadores Comunitários, o Programa de Apoio ao Voluntariado, e Oficinas de Criação, Coral e Dança, Inglês e Educação Financeira.

O aluno da instituição deve ter acima de 60 anos, mas 70 anos é a média de idade atual dos alunos. Através da alfabetização e cursos de atualidades e artes, os idosos são inseridos na sociedade achando seu espaço e aumentando a autoestima. Os cursos são preparados e ministrados por professores da Fevre. Os alunos recebem kits com uniforme e material escolar no começo do curso, e todos os dias é servido um lanche elaborado por nutricionistas.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Espero que o novo prefeito valorize esse belo trabalho que a Academia da Vida faz. Parabéns a todos os envolvidos.

Untitled Document