Ação da Sociedade Brasileira de Dermatologia acontece no sábado (7) no Hospital São João Batista

Atividades fazem parte da campanha “Dezembro Laranja”; serão ofertados atendimentos com dermatologistas com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele

by bruno reis

Atividades acontecem de das 9h às 15h no Hospital São João Batista – Divulgação Secom

Volta Redonda – O Hospital São João Batista (HSJB) vai sediar, no sábado (7), de 9h às 15h, uma ação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em comemoração ao “Dezembro Laranja”.
Durante a atividade, treze dermatologistas voluntárias irão oferecer atendimento gratuito com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de pele, o tipo mais comum entre os brasileiros.
A campanha “Dezembro Laranja” foi criada em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e faz parte da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele. Desde 1999, a entidade organiza um mutirão anual de atendimentos gratuitos, que, neste ano, contará com mais de 2 mil dermatologistas voluntários em mais de 100 postos espalhados pelo Brasil.
No município, o atendimento será por livre demanda — sem necessidade de agendamento prévio — e é voltado, principalmente, para pessoas com lesões suspeitas ou fatores de risco, como histórico familiar ou muitas pintas.
“Essa é a oportunidade de cuidar da saúde da sua pele e receber orientações sobre proteção solar e hábitos saudáveis. O câncer de pele é o mais frequente no Brasil, mas, quando descoberto no início, tem mais de 90% de chance de cura”, disse a dermatologista especialista Cinthia Dinis da Costa, que está à frente do evento no município.
Ela explicou que as pessoas devem ir diretamente ao local do atendimento para serem examinadas. “No caso de lesões suspeitas, o paciente será encaminhado para posterior cirurgia pelo SUS (Sistema Único de Saúde)”, reforçou a médica.
“É muito gratificante abrir as portas do hospital para essa ação da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O atendimento gratuito, sem necessidade de agendamento — e num sábado — com certeza vai atingir um grande número de pessoas”, disse o diretor-geral do HSJB, o vice-prefeito Sebastião Faria, que aproveitou para mandar um recado: “Fique atento; se você está no grupo de risco para o câncer de pele, venha fazer a avaliação”.
Já a secretária de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, reforçou que o mutirão de dermatologia ajuda a reforçar junto à população a importância do diagnóstico precoce.
“A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda acredita que investir em prevenção é o caminho para garantir uma melhor qualidade de vida para a população. Assim como nas campanhas ‘Primavera Rosa’ e ‘Novembro Azul’, o ‘Dezembro Laranja’ chama a atenção para o tipo de câncer de maior incidência. E o mutirão de dermatologia vai ampliar o atendimento para a população e divulgar a importância do diagnóstico precoce”, afirmou a secretária de Saúde.
Câncer de pele: o mais comum no ser humano
Dados de 2003 do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimam que 704 mil novos casos de câncer sejam identificados por ano. Destes, 32% são cânceres de pele, seguidos pelos cânceres de próstata e mama, com pouco mais de 10% cada um.
Entre os fatores de risco estão: ter tido câncer de pele, pele clara que não bronzeia, olhos claros, cabelos claros, muitas pintas, sardas, queimaduras solares, ter tomado muito sol sem proteção, ser idoso e ter familiares afetados pela doença.
A proteção solar é a melhor forma de prevenção. Evite exposição ao sol das 9h às 15h, use chapéu, camiseta e óculos escuros, procure ficar na sombra — sendo que 100% sombra é aquela que não permite enxergar o céu —, aplique filtro solar 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplique a cada duas horas ou após sair da água ou transpiração intensa, e use filtro solar com FPS 30 ou mais.

 

Você também pode gostar

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996