Ações de fiscalização no combate a Covid-19 são intensificadas pela prefeitura de Resende

by Diário do Vale

O trabalho intensificado no comércio conta com a participação da Superintendência de Ordem Pública, da Divisão de Fiscalização de Posturas e da Guarda Civil Municipal de Resende – Foto: Carina Rocha – PMR.

Resende- Com o objetivo de dar mais tranquilidade a seus moradores, a prefeitura de Resende continua dando prosseguimento a suas ações de fiscalização no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).

O trabalho intensificado no comércio conta com a participação da Superintendência de Ordem Pública, da Divisão de Fiscalização de Posturas e da Guarda Civil Municipal de Resende, no período da tarde. As orientações sobre a segurança sanitária e o cumprimento dos decretos municipais norteiam as ações deflagradas pelo governo.

O superintendente de Ordem Pública do Município, César Ricardo Aureliano Laurindo, explicou como vem sendo desenvolvido o trabalho de fiscalização no comércio em geral.

— Nestas operações contínuas, as equipes atuam de forma surpresa. No decorrer das visitas nas lojas e nos estabelecimentos em geral nesta terça, os profissionais puderam constatar que o cenário é considerado favorável, pois as medidas de segurança sanitária, tais como disponibilização de álcool em gel, sinalização para distanciamento recomendado em filas e uso obrigatório de máscara, estão sendo obedecidas. No momento da abordagem, são levantadas questões como o uso obrigatório de máscara, grande aliado no combate à doença. A obrigatoriedade do uso de máscaras no município foi determinada a partir do Decreto nº. 13.248 de 12 de maio de 2020, em virtude da pandemia. A Prefeitura vem se dedicando para que toda a população se conscientize a respeito da realidade desta pandemia, respeitando as medidas de segurança sanitária. Com a maior adesão possível dos comerciantes, empresários e dos clientes nos cuidados necessários, há como flexibilizar o funcionamento de serviços e atividades essenciais e não essenciais, evitando, desta forma, medidas mais rigorosas. É importante reforçar que as fiscalizações são rotineiras, podendo acontecer em dias e horários diferenciados. No sábado, dia 10, houve fiscalização noturna que acabou com a evacuação de uma festa clandestina com cerca de 200 pessoas na Cidade Alegria, após recebimento de denúncia. O local foi fechado – informou o superintendente.

De acordo com a prefeitura, Entre os dias 5 e 11 de abril, já foram notificados quatro estabelecimentos comerciais nos bairros Jardim Jalisco, Centro, Boa Vista II e Vila Julieta, em razão do descumprimento do Decreto Municipal nº 13.952, de 24 de março de 2021, que estabeleceu novo horário de funcionamento e novas medidas de restrição para bares, restaurantes, casas e congêneres de Resende. Dois bares também foram multados no Acesso Oeste e na Liberdade.

Entre os protocolos de restrição do último decreto, válido até o dia 16 de abril, estão: limitação da ocupação em 60% das suas respectivas capacidades de lotação, considerando-se apenas o público sentado; proibição da permanência de público em pé, a fim de evitar aglomeração; necessidade de organização de filas, quando necessário, tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo, a fim de serem mantidos os espaçamentos de 1,5 metro entre as pessoas; afastamento mínimo de 1,5 metro de distância entre as mesas; e proibição do espaço reservado para pista de dança. O atendimento presencial ao público foi determinado até as 22h, sendo permitida apenas a modalidade delivery após o horário. Também estão proibidos shows, eventos e apresentações com música ao vivo ou eletrônica nos estabelecimentos do município. As medidas do Decreto nº 13.680/2020 permanecem em vigor.

Para denúncias e reclamações sobre o descumprimento dos decretos, estão disponíveis os contatos da Ouvidoria da Prefeitura: (24) 3360 6200 ou trígito 162, ou acesse e-OUV pelo link (http://eouv.resende.rj.gov.br/publico/Manifestacao/RegistrarManifestacaoBs.aspx) . O atendimento presencial da Ouvidoria acontece de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. A sede funciona no Pátio da Administração Municipal, na Rua Augusto Xavier de Lima, 251, no bairro Jardim Jalisco. O telefone da Guarda Civil Municipal é outro canal disponível: (24) 3354 5099.

A Prefeitura continua investindo em divulgações dinâmicas, ilustrativas e de conteúdo científico para deixar toda a sociedade bem informada, por meio de plataformas digitais (site institucional www.resende.rj.gov.bre canais oficiais no Facebook e Instagram ‘@prefresende’). Neste contexto, há divulgação diária do Boletim Covid-19, que possibilita transparência dos dados dos casos na cidade, além da disponibilização do painel digital (https://dash-covid-uerj.herokuapp.com/) , em parceria com a UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

 

 

You may also like

1 comment

Anônimo 18 de abril de 2021, 19:04h - 19:04

Q mentiraaaaaaaa!!!!!!! Fiscalização soh pra foto, isso sim, na realidade ateh ambulantes de rua com carros de som altíssimos estão atendendo sem máscara!!!!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996