sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Ações em escolas marcam comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente

Ações em escolas marcam comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente

Matéria publicada em 9 de junho de 2018, 18:10 horas

 



Na escola: Brinquedos confeccionados pela Oficina Rebrincar, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Quatis – O mês do meio ambiente será comemorado até o próximo dia 28, com uma programação voltada principalmente aos estudantes de escolas municipais. A programação foi organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Na quinta-feira (07), aconteceu a primeira atividade: alunos da Escola Municipal Carlos Campos de Faria (distrito de Falcão) participarão da “Oficina Rebrincar”, que será realizada também este mês em outras escolas do município.

Desenvolvida por servidores da própria Secretaria de Meio Ambiente do Município, a “Oficina Rebrincar” consiste na confecção de brinquedos a partir da utilização de materiais recicláveis, entre eles, garrafas pet, tampinhas de garrafa, embalagens de leite em caixa e latas. Ao longo dos últimos meses, a oficina produziu pelo menos 250 brinquedos. Os brinquedos confeccionados pela oficina são doados aos estudantes das próprias unidades da rede municipal de ensino e a outras crianças, durante a realização de eventos promovidos em áreas públicas, com o objetivo de conscientizar a população a respeito da importância ambiental.

– Os próprios servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente trazem alguns materiais recicláveis para serem transformados em brinquedos, por meio desta oficina. A nossa proposta de desenvolver esse projeto nas próprias escolas visa despertar nos alunos a consciência ambiental. Os próprios estudantes participam da oficina, orientados pelos nossos próprios funcionários. Dessa maneira, mediante uma ação prática, tornamos realidade uma iniciativa importante de conscientização pela preservação do meio ambiente – disse a secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Quatis, bióloga Édna Azevedo.

A “Oficina Rebrincar” será realizada também nos seguintes dias, e nas seguintes escolas: 15 de junho (Escola Municipal Benta Pereira – Comunidade de Joaquim Leite); 22 de junho (Escola Municipal Julieta Pereira Sampaio – Centro); 26 de junho (Escola Municipal Edméa Dulce Barros Franco – Jardim Independência) e 28 de junho (Escola Municipal Anésia Alves de Oliveira – São Joaquim).

A programação elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente prevê ainda o replantio de mudas de árvores na Praça dos Direitos Humanos com a participação de crianças da Creche Municipal Professora Conceição Aparecida Viana Vieira Pena e alunos da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Alunos Excepcionais), ambas situadas no bairro Jardim Pollastri. O replantio acontecerá no dia 14 de junho (quinta-feira da próxima semana), a partir das 8 horas. A Praça dos Direitos Humanos vem sendo construída pela Prefeitura de Quatis, próxima a estas duas unidades de ensino.

Já no dia 20 de junho, estudantes da Escola Municipal Maria Helena Rafael De Elias (Centro) farão uma visita ao Centro de Tratamento de Resíduos localizado em Barra Mansa, acompanhados por técnicos ambientais da Prefeitura de Quatis. O CTR é a unidade para onde o lixo úmido recolhido nos bairros, distritos e comunidades de Quatis é transportado por um caminhão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Aproximadamente seis toneladas de lixo úmido são recolhidas diariamente das ruas de Quatis e levadas o Centro de Tratamento de Resíduos de Barra Mansa.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document