Adolescente de Volta Redonda ganha concurso de redação em exposição gospel

by Diário do Vale

Melissa Carísio

[email protected]

Volta Redonda – A voltarredondense Dayane Gabrielle Ferreira, de 12 anos, ficou em primeiro no concurso de redação realizado na 4º Salão Internacional Gospel, em São Paulo. O evento é considerado a maior feira cristã da América Latina, com a exposição e venda de instrumentos musicais, artigos de moda, acessórios, mídia, indústria e comércio de produtos e serviços, entre outros.

O tema da redação foi “Como cristão, o que pretendo fazer para melhorar o mundo”, e puderam participar crianças de até 12 anos de idade. De acordo com Luciana Mazza, jornalista responsável pelo evento, a escrita pode contribuir para a formação dos cidadãos, principalmente dos jovens. Portanto, o concurso foi uma oportunidade não só de concorrer à premiação, mas de poderem expressar sentimentos e ideias.

– Independentemente da época, escrever significa liberdade. Por meio da escrita é possível opinar, interagir, manifestar ideias, reivindicar direitos, fazer arte, dizer tudo e ao mesmo tempo não se comprometer em nada… É pela palavra que o indivíduo se situa no mundo, expressa a leitura que faz dele, argumenta, discorda, enfim, atua com liberdade. É dar asas a imaginação, é se posicionar em relação à vida – comentou.

Com o primeiro lugar, Dayane ganhou vários livros e também a oportunidade de ser colaboradora, durante um ano, da Revista Panorama Cristão. Ela será uma colunista-mirim. A premiação ocorreu no último sábado, durante um café com os pastores, no Expo Center Norte, em São Paulo.

– Estou muito alegre por ter ganhado esse prêmio, porque fiz só para poder participar, não imaginava que fosse conseguir. Até no colégio me parabenizaram bastante, principalmente minha professora de português, que ficou muito feliz e bastante animada – contou a menina, que é estudante do 7º ano.

A mãe de Dayane, Elisaine da Cruz, contou que incentivou a filha bastante para que ela participasse e que está muito orgulhosa com a conquista.

– Fui falando com ela da possibilidade dela participar, que ela poderia ganhar um prêmio, que seria muito bom pra ela. Aos poucos, ela foi ficando empolgada com a situação. Eu fiquei muito surpresa que ela tenha ganhado. Os professores elogiaram tanto que agora ela quer até participar de outros concursos – disse Elisaine.

A redação

Quem incentivou Dayane a escrever foi a psicopedagoga Dhilma Pólen Fernandes. Atualmente, Dhilma trabalha com o projeto “Seja OK”, na Associação de Moradores do Bairro Barreira Cravo (AABBC). No local, ela atende crianças com transtornos de déficit de atenção e hiperatividade, auxilia na resolução de problemas em sala de aula, trabalha com alfabetização e orienta os pais de seus pacientes.

As duas se conheceram em um culto que frequentavam, na Igreja Presbiteriana Viva (IPV), no bairro Voldac. Dhilma, que também é cantora, explicou que dessa vez resolveu participar de outra forma.

– Através de um trabalho de muito estímulo, em que pude ajudá-la a refletir sobre vários assuntos, ela acabou fazendo uma redação muito boa. Eu acho que nós temos que promover os jovens, as crianças. Eu amo ajudar e educar e sou muito orgulhosa da minha profissão. As pessoas que me procuram neste espaço precisam do meu trabalho, portanto são prioridades – comentou.

A redação deveria ser manuscrito e não poderia ser feito com a ajuda dos responsáveis. Depois de pronto, foi escaneado em alta resolução e enviado por e-mail, junto com uma foto da participante. No texto, a jovem diz: “Para melhorar o mundo, nós crianças e adolescentes precisamos seguir os padrões do nosso pai, criador de todas as coisas no céu e na terra. Ele faz tudo em perfeita harmonia derramando bênçãos celestiais sobre a humanidade, gerando vidas. Pensando assim, por que nós crianças e adolescentes não podemos gerar vidas, pregando a palavra de Deus cheia de amor e paz?”.

Durante o evento também aconteceram ações paralelas, a 4ª FLIC – feira literatura cristã, shows gospels, simpósios de escolas bíblicas dominicais, dança, arte, teatro e cinema.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996