Agentes fazem trabalho para prevenir infestação de doenças

by Diário do Vale

Barra Mansa – Com as constantes chuvas dos últimos dias e as previstas para os próximos meses, uma grande preocupação da Vigilância em Saúde Ambiental se concentra para possíveis casos de infestação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, febre Chikungunya e Zika Vírus. De acordo com o último Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa), realizado em outubro, foi apresentado 0.8 de índice larvário, que pode ser considerado de baixo risco, porém a chuva pode alterar esse dado.

De acordo com o secretário de saúde, Sérgio Gomes, toda ação de prevenção é válida e necessária para que cada vez haja menos registros de pessoas infectadas.

-É importante fazer a nossa parte, mas também auxiliar os amigos, familiares e vizinhos. Essa ação tem que ser em conjunto, precisamos ter a consciência que o Aedes Aegypti é um transmissor de doenças que se, não tratadas ou diagnosticadas no início, podem levar ao óbito – afirmou o secretário.

Agentes da Vigilância Ambiental percorrem bairros de Barra Mansa e orientam moradores (foto: Paulo Dimas)

O coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Antônio Marcos Rodrigues explicou que o principal trabalho dos agentes da vigilância é conscientizar a população para a eliminação de possíveis criadouros do mosquito.

-Nosso principal trabalho é impedir que o Aedes Aegypti nasça, através do uso de larvicidas que é o método mais eficaz contra a proliferação do mosquitos vetores de doenças – explicou o coordenador.

Cuidados essenciais

Métodos eficazes para evitar novos casos existem e são de fáceis práticas, explica Antônio.

-Se uma pessoa se dedicar dez minutos por dia já é o suficiente. Verificar as dependências da residência, eliminando todos os objetos que possam acumular água limpa e parada – tanto da parte de baixo da residência como o telhado, caixa d’água e calhas, são meios básicos de proteger você e sua família – finalizou.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996