segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Agricultores fazem curso para aprender a manusear trator

Agricultores fazem curso para aprender a manusear trator

Matéria publicada em 7 de dezembro de 2018, 10:34 horas

 


Agricultores aprendem a manusear trator doado pelo município. (crédito Divulgação)

Quatis – O curso sobre operação e manutenção de máquinas agrícola, ministrado por instrutores do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), destinado a produtores rurais, termina neste domingo, 9. A iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura de Quatis, Cooperativa Agropecuária do Município e o Sindicato Rural de Barra Mansa. As aulas tiveram início na quarta-feira, 05.

A iniciativa esta sendo considerada uma das primeiras ações provenientes do termo de cessão de uso de bens móveis, assinado na manhã do sábado passado, dia 01º, entre a Prefeitura de Quatis e a cooperativa agropecuária do município. Através da assinatura deste termo, a administração municipal cedeu um trator agrícola zero quilômetro para a cooperativa, que vai coordenar a utilização do equipamento cedido entre os produtores rurais da cidade, independente de serem cooperados ou não.

Doado à prefeitura pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário, através de gestões em Brasília coordenadas pelo deputado federal reeleito Áureo (Solidariedade), o trator repassado à cooperativa está sendo usado durante as aulas práticas do curso. Dezoito produtores e trabalhadores rurais participam do aprendizado iniciado nesta semana, na cidade. O prefeito Bruno de Souza (MDB) destaca a importância da iniciativa como “mais uma ação concreta visando promover o incremento da atividade agrícola do Município”.

Segundo o presidente da Cooperativa Agropecuária de Quatis, Jairo Carvalho, produtores e trabalhadores rurais de várias localidades da cidade participam do curso desta semana no Sítio Alegrete, entre elas, Joaquim Leite, Bom Retiro e Glicério. Em razão do número de inscritos para o curso ter sido limitado pelo SENAR, a cooperativa estuda a possibilidade de promover outros treinamentos para novas turmas em Quatis.

Entre os módulos do curso em andamento, estão os seguintes: apresentação do painel de instrumentos e comandos operacionais; utilização de marcha, de grupo e rotação do motor; segurança no trabalho; código de trânsito brasileiro; identificação de componentes do trator, sistema de filtragem de ar, combustíveis, lubrificação, refrigeração e elétrico; sistema de direção hidráulica e de tomada de força; operação com arado de disco reversível; operação para roçadeiras; operação com grade de disco, além de acoplamento e regulagem de implementos agrícolas.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document