Alunos da Educação Infantil recebem certificados sobre educação no trânsito

by Diário do Vale

Barra Mansa – “Mesmo sem ler, ele já orienta o pai sobre as placas de sinalização e as cores do semáforo”, é o que destaca Maiara Azevedo, mãe do Deivid Leonardo, de apenas quatro anos. Estudante do Pré I, da Escola Municipal Doutor Maurício Amaral, no bairro Vila Coringa, ele foi um dos 50 alunos da Educação Infantil da unidade que recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 24, os certificados de conclusão do projeto Sala de Trânsito, realizado pela Guarda Municipal de Barra Mansa. A cerimônia faz parte da Semana Nacional do Trânsito, que termina nesta terça-feira, dia 25, com a entrega dos prêmios do 4º Concurso Cultural de Educação no Trânsito, no SEST/SENAT, no Barbará, às 9 horas.
Mesmo pequeno, Deivid já sonha em ser um bom motorista. “Eu gostei muito da atividade porque já sei as cores do semáforo. Vermelho tem que parar para o pedestre atravessar, amarelo significa atenção e verde quer dizer que pode continuar dirigindo”, detalhou.
A professora Ana Paula Moreira explicou que a ideia surgiu a partir de acidentes de trânsito presenciados por ela e por uma aluna. Durante a rodinha de conversa, o assunto surgiu e ela percebeu que seria muito importante debater o tema com as crianças. “Como são crianças de quatro a seis anos, nosso intuito foi desenvolver atividades lúdicas, que tivessem a participação na prática desses alunos. Então confeccionamos faixas de pedestres, jogo da memória e um semáforo com as luzes em velcro, para que eles participassem adicionando as cores de acordo com a brincadeira”.
Além das atividades, a Guarda Municipal, através do PET (Programa de Educação no Trânsito), entrou com as orientações, explicando sobre o uso do cinto de segurança, da cadeirinha (obrigatória até os sete anos de idade), as placas de trânsito e as principais legislações sobre o tema. “Eles participaram bastante e isso contribuiu até para a atenção no trânsito ao vir para a escola alertando sobre atravessar na faixa de pedestre e utilizar o banco traseiro até os dez anos de idade. Prova de que aprenderam é que, como atividade de finalização, eles desenvolveram um panfleto com diversas orientações e que foram distribuídas para as turmas de 1º, 2º e 3º anos”, concluiu.
A subcoordenadora do PET e responsável pelo projeto Sala de Trânsito na Educação Infantil, Alcilene Novaes, afirmou que a integração entre a escola e a Guarda Municipal foi primordial para o sucesso do projeto. “Nós agradecemos pela direção e principalmente as professoras por terem abraçado a ideia e desenvolvido atividades que fossem pedagogicamente mais adequadas às crianças menores. Dessa forma, alcançamos nosso objetivo de criar multiplicadores sobre educação no trânsito”.
O coordenador do PET, Inspetor Silva, afirmou que essa foi a primeira vez que o Sala de Trânsito foi desenvolvido numa turma de Educação Infantil. O sucesso da experiência pioneira possibilitará que ele seja replicado em outras escolas. “Nós tivemos um retorno muito bom do projeto na Educação Infantil e vamos implantar esse modelo em outras unidades escolares do município. Nosso país é o quarto que mais mata no trânsito e precisamos começar desde pequenos para mudarmos essa triste estatística, afinal, essas crianças são os futuros motoristas. Através dessas atividades podemos influenciar as famílias e formar cidadãos responsáveis no trânsito”, concluiu.

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