segunda-feira, 18 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Alunos da rede municipal de Porto Real passam por avaliação do nível de aprendizado

Alunos da rede municipal de Porto Real passam por avaliação do nível de aprendizado

Matéria publicada em 22 de junho de 2016, 17:51 horas

 


Mais educação: Professores municipais que participam do GIDEP recebem gratificação na aplicação de provas (Foto: Divulgação PMPR)

Mais educação: Professores municipais que participam do GIDEP recebem gratificação na aplicação de provas (Foto: Divulgação PMPR)

Porto Real – As 11 unidades escolares da rede municipal de ensino irão participar da prova da GIDEP (Gratificação para o Desenvolvimento Educacional de Porto Real). Instituída pela Lei Municipal 381/2010, a GIDEP ocorre anualmente e tem o objetivo de avaliar o nível de desempenho dos alunos e escolas municipais da cidade e conceder aos profissionais de educação um bônus. O procedimento já está em andamento e segue até a primeira quinzena de julho.
Responsável por elaborar a avaliação, a Equipe Pedagógica da Secretaria de Educação, Esporte, Lazer e Cultura, também aplica as provas aos alunos do pré ao 9° ano e Educação para Jovens e Adultos (EJA).
– Essa avaliação é um estímulo e reconhecimento do trabalho dos professores. Dessa forma podemos medir se houve aumento no nível de aprendizagem dos alunos nas séries iniciais e finais – disse a assessora pedagógica, Márcia Cheminand.
Ainda segundo a assessora pedagógica, as disciplinas Educação Física, Artes e Educações Especial e Infantil são as únicas exceções, sendo avaliadas através de observação durante o conteúdo aplicado. Para as demais disciplinas como: Ciências, História, Geografia, Língua inglesa, Português, Matemática, Desenho geométrico e Redação, as avaliações são divididas em duas etapas, ou seja, em dias alternados. – Esse intervalo de um dia entre as etapas foi estabelecido com o intuito de não cansar muito o aluno e para não permitir que a prova fique extensa demais – completou Márcia.

Valorização do professor

Há uma tabela instituída pela lei que é utilizada para o cálculo de gratificação do desempenho do professor, de acordo com os critérios de pontualidade, assiduidade e consequente bom desempenho dos alunos em determinada escola do município. Existe ainda uma comissão criada para o processo de avaliação, que é composta pelos coordenadores de área e assessores de Educação.
– Além de valorizar o professor, a GIDEP mede o desempenho da educação e a qualidade do ensino difundido nas escolas municipais de Porto Real. Nosso intuito é que essa avaliação aponte os nossos desafios para trabalhar os entraves pedagógicos e dar mais atenção a determinados segmentos. Será feito um relatório dos resultados e aplicaremos, onde for necessário, as melhorias educacionais, afinal, dentro da comunidade acadêmica o objetivo é o diagnóstico do desempenho do aluno e a proposição de medidas que gratifiquem, consequentemente, o trabalho dos docentes – considerou a secretária de Educação, Esporte, Lazer e Cultura, Maria Madalena Ferreira.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document