Alunos dão início à ocupação de Ciep em Volta Redonda e direção resiste

by Diário do Vale
DSC00028

Alunos alegam que direção impede circulação livre pela escola, sob o discurso de “quem voltar não pode sair”.
(Foto: Libânia Nogueira)

Volta Redonda – Alunos do Ciep 295 – Prof.ª Glória Roussim Guedes Pinto, no bairro Retiro, iniciaram na manhã desta sexta-feira (8) uma ocupação da escola numa forma de reivindicar melhorias na educação estadual e também em solidariedade com os professores que têm sofrido com o atraso de salários. Segundo os manifestantes, estudantes e docentes que aderiram ao movimento estão tendo o acesso restringido à escola, com portões trancados. A ação estaria sendo feita pela direção, que não quis comentar o caso com a reportagem do DIÁRIO DO VALE.

Esta é a segunda escola ocupada em Volta Redonda. Na quinta-feira (7), alunos deram início à ocupação do Colégio Estadual Guanabara.

Ainda de acordo com os manifestantes, estudantes que estão no colégio estariam sendo impedidos de transitar pelo interior da escola. O discurso seria de que “quem sair não pode voltar”, e por esse motivo, muitos já teriam perdido provas.

– Eu sou professora da instituição e se eu sair eu não entro mais, nós não podemos nem entrar e nem sair. Tem um monte de aluno na rampa (de acesso ao colégio). Tivemos alunos trancados dentro do banheiro, porque a escola prendeu, mas depois disse que não. A diretora disse que não tem nada disso acontecendo, mas os alunos ficaram presos, sim. Ela disse que podem sair a hora que quiserem só não podem entrar, mas muitos alunos foram impedidos. Até pais de alunos, que não estão entendendo nada, não podem pegar os filhos – denunciou uma professora que preferiu não se identificar.

Um dos alunos que aderiu à ocupação ressaltou que está sendo impedido de entrar na própria escola, que ele chamou de patrimônio público por ser estadual. Quatro alunas que ocuparam um dos corredores declararam que foram impedidas de irem ao banheiro e não puderam almoçar, porque se saíssem de onde estavam não poderiam retornar. Segundo elas, a direção não deixou que alunos que queriam aderir ao movimento ligassem aos pais avisando e teria dito que fará ocorrência coletiva e elas serão enviadas aos responsáveis.

– A gente está aqui no corredor, respeitando, mas eles passam debochando – contou uma das alunas.

A mobilização contou com a presença de um homem que se apresentou como diretor da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). O diretor, que se identificou apenas como Ádison, disse que busca garantir a segurança dos alunos e professores, bem como assegurar os direitos deles. Ádison lamentou o posicionamento da direção da escola, que não quis se pronunciar com a liderança. Ele afirmou que haverá a insistência da ocupação, que já havia sido comunicada previamente, com atos em frente à escola por dois dias.

De acordo com professores que apoiam a ocupação, 40% dos docentes do Ciep Glória Roussim aderiram ao protesto, os outros continuam trabalhando. Os grevistas lamentaram a falta de apoio dos colegas.

– Eu fico muito orgulhosa dos meus meninos, porque eles estão se mostrando muito mais politizados do que muitos professores, eles estão mostrando que estão insatisfeitos. Os alunos da tarde, por exemplo, não têm livro didático para estudar. E isso me orgulha. O que me entristece é que muitos colegas estão com discurso arbitrário, dizendo que não vão dar outra prova para os alunos. Esses estudantes estão do nosso lado, apoiando uma causa da educação brasileira. Não estão apoiando o professor, mas a educação pública que está uma porcaria. Muito me decepciona saber que ainda tem colegas que são contra essa luta – destacou uma professora que preferiu não se identificar.

O DIÁRIO DO VALE não conseguiu contato com a Diretoria Regional do Médio Paraíba.

DSC00021

Ocupação foi iniciada na manhã desta sexta-feira (8).
(Foto: Libânia Nogueira)

You may also like

22 comments

Aluno 23 de abril de 2016, 21:42h - 21:42

Desocupa Já Quero Estudar!

Aluno 8 de maio de 2016, 01:15h - 01:15

Não desocupa não ! Queremos melhorias na educação!

vizinho 10 de abril de 2016, 21:37h - 21:37

final de semana com ocupação de escola = sexo, drogas e……………funk

Aluno 23 de abril de 2016, 21:43h - 21:43

Falou tudo,sou aluno de la e fiquei sabendo q eles estão planejando uma “Social”..

Aluno 8 de maio de 2016, 01:16h - 01:16

Vizinho, só se for na sua casa. E aluno, vai lá ver se teve algum dia essa “social”. Se informa melhor !

Profa. Solange 10 de abril de 2016, 20:55h - 20:55

Quanto a necessidade de melhoria dos salários dos professores acredito que seja um ponto comum. Li que estão faltando livros para os alunos da escola ocupada e os que estão na ocupação são os mesmos que no dia a dia não colaboram para que as aulas transcorram da forma que deveriam.
Existem professores em greve mas, também existem professores trabalhando e democracia acho que é isso, respeitar a opinião do outro. Ou não é?
Gostaria de saber em qual escola estuda o Senhor Ádson, Presidente da UBES, ela também foi ocupada?
Talvez precisamos entender melhor do significado de ser “público”, pago por nós através dos nossos impostos e por isso, acredito que merece receber todo o cuidado, não ” picham as carteiras, os banheiros”.
E, no Colégio Guanabara? será que foi ocupado por ter seus professores trabalhando normalmente e os alunos recebendo aquilo a que tem direito, suas aulas?
E, se nós profissionais da Educação somos frustrados, precisamos colocar na pauta de reivindicação terapia coletiva.
Escola de qualidade se mostra com resultados, com alunos e professores em sala de aula, utilizando os recursos pedagógicos e tecnológicos disponíveis. Sei que nem tudo são flores mas o diabo não é tão feio da forma que estão apresentando.
Sugiro que o Diário do Vale, tente falar com as escolas que ainda estão conseguindo trabalhar, procurar pais de alunos e alunos e ouvir o que têm a dizer, caso possam e queiram. Pois, é um absurdo o que estão fazendo com quem por motivos variados não aderiram a greve.

FERNANDO SOUZA 9 de abril de 2016, 10:09h - 10:09

SOU FAVORÁVEL A MELHOR REMUNERAÇÃO DOS PROFESSORES, ACHO QUE DEVERIA SER ASSIM: PROFESSOR MUNICIPAL GANHAR IGUAL VEREADOR, PROFESSOR ESTADUAL GANHAR IGUAL DEPUTADO E PROFESSOR NIVEL SUPERIOR GANHAR IGUAL DEPUTADO FEDERAL, PORÉM, DEVEMOS RESSALTAR QUE ALUNO NÃO VAI NA ESCOLA PRÁ FICAR PASSEANDO, ALUNO VAI PRÁ ESCOLAR PRÁ ESTUDAR…

A favor dos professores 9 de abril de 2016, 05:35h - 05:35

Dizem q terça feira a ocupação vai ser no colegio barão de airuoca em b mansa

Larissa 9 de abril de 2016, 02:20h - 02:20

O engraçado é que a maioria desses alunos que estão reivindicado algo são os mesmos alunos que debocham do professor em sala, não desligam o celular um minuto sequer, não fazem a lição, não pegam o cardeno pra estudar, são os mesmos que picham as carteiras, os banheiros, os mesmos que inventam que estão passando mal pra irem embora, os mesmos que matam aula no pátio. Assim fica difícil. (Lembrando que eu disse a maioria é não todos. Pura hipocrisia destes)

adriano 8 de abril de 2016, 22:52h - 22:52

Sr. José Carlos, vi que o senhor é professor aposentado, entao deve saber muito bem pq seus colegas estao fazendo isto. Li seu comentario com muita preocupaçao, pois percebi que apesar de vc ter exercido esta profissao tão importante, vc é uma pessoa frustrada, talvez quisesse ter sido um destes profissionais citados, ou até mesmo, ter sido um bom professor! Nao se menospreze…… se vc nao se valorizar, ninguém o fará!!!!!!!!

PUXA VIDA ... 8 de abril de 2016, 22:48h - 22:48

EITA GOVERNADOR… TÁ FÁCIL NÃO…

Klaudemir 8 de abril de 2016, 21:31h - 21:31

Quem é vc jose Carlos para dizer q os professores de hoje não tiveram êxito em outra profissão? Existe vários engenheiros q são professores porque não tiveram êxito na engenharia. Então seu comentário e nada é a mesma coisa. Eu posso garantir q eu sou um profissional muito bom e nunca me senti atraído pelas profissões que vc citou. A maioria dos médicos que ganham dinheiro e porque trabalham em três ou quatro lugares. Onde vc vê vantagem nisso. Vc deveria dizer que as outras profissões possui mais e status e mais nada. Quantos engenheiros se formam e estão desempregados? Vc esta no Brasil, todas profissões enfrentam serias dificuldades. Então fique calado, antes de desvalorizar p professor.

jose carlos professor aposentado 8 de abril de 2016, 22:58h - 22:58

Perdoe-me sr. Klaudemir, talvez tenha me expressado mal. O que eu pretendia dizer é que se voce for na sala de aula de 3º ano do ensino médio das melhores escolas Upublicas ou privadas) e perguntar quem vai seguir carreira no magisterio poucos levantariam as mãos. Somente aqueles que não conseguiram aprovação no vestibular ou boa nota no enem (para cursar as faculdades que formam profissionais com melhor remuneração) buscam a licenciatura como 2ª ou 3ª opção, ou seja, alunos medianos, profissionais medianos……

Rita 8 de abril de 2016, 21:01h - 21:01

Engraçado. …. Os alunos lutando por uma educação de qualidade. Então desligue pelo menos o celular em sala de aula. Traga para a escola lápis e borracha. Façam suas lições e valorizem a aula preparada pelo seu professor. Amém!

Maria 8 de abril de 2016, 19:58h - 19:58

Sr,º José Carlos
Li seu comentário e achei pertinente, mas então esta afirmando que o senhor também não teve êxito , pois foi professor. Por que escolheu esta profissão?

Larissa 8 de abril de 2016, 19:16h - 19:16

Sou aluna desse colégio , e estavo lá fazendo parte da ocupação . Nós só estamos lutando por um direito que é nosso , queremos uma melhor educação!

oliveira 8 de abril de 2016, 20:11h - 20:11

estavo ? as aulas estão fazendo falta mesmo em…..

Yure 8 de abril de 2016, 20:25h - 20:25

Tão fácil criticar. Tão difícil apoiar.

mais educação 8 de abril de 2016, 18:06h - 18:06

Todo apoio ao movimento dos alunos que apenas reivindicam o que é direito previsto inclusive na constituição.

Jose Carlos professor aposentado 8 de abril de 2016, 17:42h - 17:42

Este salario pago aos professores faz com que “os melhores” alunos busquem outras carreiras. É por isto que a educação pública é ruim. Os profissionais de educação de hoje são aqueles que não tiveram exito na medicina, administração, engenharia, direito e outras carreira com melhor remuneração. Portanto os alunos estão corretos em reivindicar melhoria salarial para os professores, não os atuais, mas sim os que serão atraídos para esta carreira no futuro.

Glaucio 8 de abril de 2016, 18:55h - 18:55

Concordo em alguns pontos com vc, só acrescento que, senão houver melhoria para os atuais como será o aprendizado dos alunos atuais? O que falta e muito para a sociedade de um modo geral é exercer sua cidadania, sabendo votar, acompanhando o que o seu candidato faz, se esta de acordo com o que ele prometeu em campanha e aos governantes o que falta primeiro é honestidade e o segundo é saber gerir. Porque dinheiro, com os altos impostos que pagamos, com certeza há. Só basta saber como empregá-lo. Ao meu ponto de ver esse é o verdadeiro problema.

Lamentável 9 de abril de 2016, 03:06h - 03:06

Temos sim jovens com boas notas e bom desempenho escolar querendo ser professor, uma profissão não é escolhida apenas pensando em salário, afinal do que adianta termos médicos que não gostam de exercer a profissão? Que tratam pacientes com descaso… infelizmente é o que ocorre hoje em vários hospitais. Então a qualidade de um profissional não é só por causa de uma boa remuneração, é claro que um bom salário incentiva, motiva, mas não é só isso que define um bom profissional, estudei em escola pública, sou filha de professor, e tive excelentes professores que me ensinaram tão bem que até hoje cursando o ensino superior me lembro do que ensinaram. Professor é uma profissão que deve ser honrada, porque você só conseguirá ser um bom engenheiro, médico, entre outros se tiver bons professores, então não desvalorizem essa profissão que não só ensina, como educa e forma para vida bons profissionais.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996