Alunos de Barra Mansa concorrem a bolsas de iniciação científica

by Diário do Vale

Barra Mansa – A Secretaria de Educação realiza a V MoCEM (Mostra de Ciências das Escolas Municipais), que envolve 20 escolas do segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Os participantes concorrem a bolsas de iniciação científica júnior do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A mostra acontece na quinta-feira, 18, no Micinense (Museu Interativo de Ciências do Sul Fluminense), que funciona no CIEP 54 Municipalizado Professora Maria José Machado de Carvalho, situado à Rua João Batista Ataíde, no bairro Vila Maria, de 8 às 17 horas.

Os trabalhos que serão expostos foram selecionados na Feira de Ciências realizada em setembro. Cada escola selecionou três obras para a MoCEM. Ao todo, serão 60 trabalhos expostos e apresentados para uma comissão cientifica, que indicará os cinco melhores. Os alunos responsáveis pelos trabalhos selecionados serão contemplados com bolsas de iniciação científica júnior concedidas pelo CNPq e participam da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI). A etapa final acontece dia 8 de novembro.

Para o secretário de Educação, Vantoil de Souza, a MoCEM cumpre o objetivo de despertar nos alunos o gosto pela ciência e tecnologia, através da oportunidade de se conhecer práticas de experimentação e pesquisa, contribuindo assim para a descoberta de novos talentos.

-São eventos que promovem uma transformação na visão e expectativa de futuro do jovem, auxiliam na redução dos índices de evasão escolar, melhoram o desempenho dos alunos participantes dos eventos e despertam a vocação técnico-científica – completou.

Mostra acontece no Museu Interativo de Ciências do Sul Fluminense da Vila Maria (foto: Paulo Dimas)

Vencedor pelo quarto ano consecutivo do edital do CNPq para desenvolver o projeto em Barra Mansa, o coordenador do projeto, Luciano Gustavo Oliveira da Silva, atribuiu o resultado ao empenho e dedicação dos professores de Ciências que atuam no município.

-A quinta edição da Mostra de Ciências está mais abrangente, acolhendo também participantes de outras redes, o que causa um impacto muito grande ao município. São aproximadamente cinco mil alunos envolvidos. O desenvolvimento do país depende diretamente de uma educação de qualidade, que leve o aluno a criatividade e o interesse para o conhecimento científico – concluiu.

A programação ainda contempla palestras durante a manhã e visitação da comunidade aos trabalhos expostos.

PROGRAMAÇÃO

8h às 9h – Credenciamentos dos alunos, convidados e visitantes

9h – Abertura oficial do evento

9h30 às 10h – Certificação dos alunos participantes da 1ª etapa

11h às 12h – Palestra com Tadeu Josino Pereira Penna – Mestrado e Doutorado em Física pela UFF (Universidade Federal Fluminense)

12h às 13h – Intervalo

13h às 16h – Apresentação dos trabalhos pela Comissão Científica Avaliadora

15h às 17h – Visita ao salão de exposição permanente do Micinense (Museu Interativo de Ciências do Sul Fluminense)

17h – Encerramento

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996