quarta-feira, 21 de outubro de 2020 - 16:15 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Alunos de Barra Mansa ganham mudas para projeto ‘Horta nas Escolas’

Alunos de Barra Mansa ganham mudas para projeto ‘Horta nas Escolas’

Matéria publicada em 9 de abril de 2018, 16:22 horas

 


Finalidade do projeto é conscientizar estudantes sobre a importância da alimentação saudável e de cuidados com o meio ambiente

Barra Mansa – Cerca de 500 mudas de hortaliças foram doadas para o Ciep 292 Professora Jandyra Reis De Oliveira, no Getúlio Vargas, que atende alunos das redes municipal e estadual. A doação foi feita pela prefeitura e faz parte do projeto piloto de confecção de hortas nas unidades escolares do município. A intenção  é expandir a ideia para outras escolas.

O secretário de Meio Ambiente, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, explicou que o projeto Horta na Escola tem como objetivo envolver a comunidade escolar chamando a atenção para o meio ambiente.

– As hortas nas escolas despertam nos alunos a curiosidade em relação à logística do alimento, o processo de plantio e colheita e quais as práticas de cuidado com a comida que chega à mesa de cada um – disse.

As mudas doadas foram cultivadas por produtores rurais do distrito de Santa Rita de Cássia. De acordo com o biólogo e gerente de Reflorestamento da secretaria de Meio Ambiente, Ricardo Turbay, o foco do projeto Horta na Escola será a melhoria da alimentação com a utilização de produtos saudáveis e sem componentes químicos em sua produção.

-Durante o cultivo das hortaliças, os alunos serão acompanhados pelos professores e por uma equipe do Meio Ambiente através de palestras de educação ambiental com foco na produção de mudas, biofertilizantes e reutilização de materiais e alimentos para o adubo e cultivo – disse.

As hortas serão cultivadas de duas formas: suspensa, com utilização de garrafas pets, e no chão, através de blocos de concreto que formarão uma horta em formato de mandala. “A ideia é que os estudantes trabalhem o conceito de sustentabilidade reutilizando materiais que seriam descartados como as garrafas pets para confeccionar as hortas, trabalhando assim a importância da reciclagem e diminuição do lixo”, disse Turbay.

Mudas entregues a alunos são de produtores de Santa Rita de Cássia (foto: Paulo Dimas)

Mudas entregues a alunos são de produtores de Santa Rita de Cássia (foto: Paulo Dimas)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document