Alunos de Ciep em Pinheiral representam Brasil em competição internacional

by Diário do Vale
Alunos da rede estadual participarão da final mundial em Abu Dhabi

Alunos da rede estadual participarão da final mundial em Abu Dhabi


Pinheiral – 
O Ciep 291 – Dom Martinho Schlude, em Pinheiral, que oferece Ensino Médio em tempo integral com vocação ao ensino do Empreendedorismo, recebeu o título de campeão nacional, na categoria iniciante, no Desafio de Tecnologia Land Rover 4×4 nas Escolas. Com a vitória, a escola participará da final mundial, entre os dias 8 e 13 de dezembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. A iniciativa é fruto de uma parceria inédita entre a secretaria de Educação e a montadora britânica de automóveis Jaguar Land Rover. A etapa foi realizada no dia 16 de julho em Campinas, São Paulo.

– Pela primeira vez, uma escola pública no Rio participa desse desafio mundial. É uma ótima oportunidade para que nossos jovens adquiram habilidades e aprimorem sua capacidade de planejamento e de execução de tarefas – disse o secretário de Educação, Wagner Victer.

Além de conquistar o 1º lugar, o Ciep 291 também ganhou três prêmios individuais: Melhor Engenharia, Melhor Participação Feminina e Melhor Apresentação Verbal. A disputa também contou com a participação dos colégios estaduais Antonina Ramos Freire e Pedro Braille Neto, ambos de Resende, que levaram, respectivamente, o 2º e o 3º lugares; o Ciep 488 – Ezequiel Freire, em Itatiaia, que ganhou o prêmio de Melhor Espírito Esportivo, e o Ciep 493 – Professora Antonieta Salinas de Castro, em Barra Mansa.

Nova geração

De acordo com o representante do projeto no Brasil junto à Jaguar Land Rover, Waldemar Battaglia, a aproximação dessas escolas com a fábrica, instalada em 2016 no município de Itatiaia, também poderá gerar empregabilidade no futuro.

– É uma forma de abrir canais profissionais e de estágio para essa nova geração de jovens, que possui o perfil empreendedor demandado pelo mercado atual – explicou Battaglia.

A estudante Isabella Cunha, de 16 anos, está entusiasmada com a viagem.

– Nunca tinha pensado que ganharíamos a etapa nacional. O melhor é que vamos conhecer gente nova e diferente, além de ver de perto como o evento acontece lá. Nosso maior desafio é desenvolver um diferencial nos módulos eletrônicos e em toda a tecnologia do carro – disse Isabella.

Para o estudante Ygor Ferreira dos Santos, de 17 anos, a oportunidade também será muito importante.

– O maior desafio vai ser a questão eletrônica, dos sensores, além da compreensão do inglês – afirmou o aluno.

Desafio

O Desafio de Tecnologia Land Rover 4×4 nas Escolas é uma disputa internacional inovadora, que reúne ciência, tecnologia, engenharia e matemática em módulos de aprendizagem e desenvolve as competências do empreendedorismo, usando a simulação e o ambiente da indústria automobilística.

 

Sob a orientação de professores e engenheiros, cerca de 30 alunos do Ensino Médio, entre 14 e 19 anos, distribuídos em cinco times (um por unidade escolar), tiveram o desafio de construir a carroceria e o sistema elétrico (luzes e sensores de inclinação) de um veículo controlado por rádio, que deveria superar os obstáculos em uma pista de testes off-road (termo em inglês utilizado para definir locais ‘fora da estrada’ e de difícil acesso), simulando as capacidades de um veículo 4×4 (com tração nas quatro rodas) de tamanho real. Para a execução das tarefas, cada colégio recebeu da empresa um kit, contendo um carro protótipo, controle, bateria e carregador.

Trabalho em equipe

Uma comissão, formada por engenheiros, publicitários, psicólogos e profissionais de diversas áreas, foi instituída para avaliar os trabalhos. Durante o trabalho em equipe, foram considerados aspectos, como a criatividade e o planejamento estratégico e financeiro para elaboração e execução de projetos, a obtenção e o gerenciamento de recursos e o desenvolvimento de marketing e comunicação.

As escolas tiveram que criar empresas para desenvolver o projeto. A unidade vencedora montou a empresa Auto291, com tarefas divididas entre os estudantes do Ensino Médio, contando com Isabella Nunes de Souza da Cunha (gerente de Recursos e Engenheira de Design); Julia Cardoso Landim (gerente de Equipe e Engenheira de Manufatura); Ygor Ferreira Soares dos Santos (Design Gráfico); Marco Antonio Clélio Oliveira Dias (engenheiro de Projeto) e Pablo Henrique Costa (Engenharia de Produção e Oficial de Saúde e Segurança do Trabalho). A coordenação ficou a cargo dos professores Luciano de Azedias Marins, responsável pelo desenvolvimento tecnológico do protótipo, e Douglas Soares, liderando o Empreendedorismo.

You may also like

3 comments

Consciente 20 de agosto de 2017, 10:26h - 10:26

Fico muito feliz por esta notícia e muito orgulhosa por serem alunos de escola pública. Parabéns aos alunos e apoiadores do projeto. Que venha a próxima etapa.

Marcelo 19 de agosto de 2017, 23:24h - 23:24

Parabéns aos alunos também pela dedicação e esforço . Mantenham a chama do Ensino na Alma de vocês . Podem roubar tudo de nós na vida , menos a Educação que aprendemos ao longo da vida .

Marcelo 19 de agosto de 2017, 23:21h - 23:21

Parabéns pela iniciativa da Jaguar land Rover e os professores . Isso deveria cada vez mais aparecer na mídia . Só seremos uma grande nação quando a Educação melhorar . Parabéns o Diário do Vale pela divulgação . Coisas boas devem ser mais divulgadas .

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996