Alunos de Itatiaia com restrição alimentar recebem atenção especial

by Diário do Vale

Itatiaia – Como forma de atender crianças que apresentem restrição alimentar – como  intolerância à lactose ou glúten – e também aqueles que apresentam problemas como diabetes, obesidade ou alergias, a rede municipal de ensino de Itatiaia oferece um  cardápio diferenciado nas unidades escolares.

Todo o trabalho é acompanhado pelo Departamento de Merenda Escolar e para atender os estudantes que precisam da alimentação restrita, é necessário que a família leve um laudo médico atualizado às unidades de ensino. A coordenadora do serviço de nutrição escolar, Maria Luiza Adeo, explica que no início de cada ano letivo o setor solicita a direção das escolas e creches o envio de atestado médico dos alunos com restrição alimentar para que seja feita as orientações e adaptações do cardápio dos alunos.

– Atualizamos esses números periodicamente, mas de acordo com o último levantamento temos uma média de 30 alunos atendidos com merenda diferenciada. Para esses estudantes que necessitam de atenção nutricional individualizada é preciso que os pais encaminhem a escola esse laudo, uma vez que o cardápio semanal é elaborado com base nas recomendações médicas e nutricionais – explica a coordenadora do serviço de nutrição escolar, Maria Luiza.

A coordenadora conta que todo o trabalho é realizado com base no Manual de Orientação sobre a Alimentação  Escolar enviado pelo PNAE  – Programa Nacional de Alimentação Escolar, que é gerido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

– Orientamos a Rede Municipal na compra de alimentos apropriados a cada tipo de patologia, por exemplo, o leite de soja para os alunos com restrição à lactose, farinha apropriadas para aqueles que apresentam intolerância ao glúten e a substituição de açúcar por adoçante para aqueles que são diabéticos. Mas vale lembrar que também contamos com a parceria dos pais, que muitas vezes optam em trazer alguns itens específicos da dieta de seus filhos – relata à coordenadora de nutrição escolar.

No caso dos alunos que sofrem de obesidade também é feito um trabalho de reeducação alimentar para que os estudantes aprendam a se alimentar com a quantidade certa de cada tipo de alimento liberado na sua dieta.

Visita as Unidades de Ensino

Além de elaborar um cardápio específico para cada patologia, duas vezes na semana a equipe de nutricionistas comparece as escolas para orientar as merendeiras quanto à preparação do cardápio e cumprimento das normas de segurança alimentar.

– Temos três nutricionistas que se  dividem nas visitas realizadas as unidades de ensino. Lá elas conferem se os cardápios estão sendo preparados corretamente e verificam as questões de higiene e acondicionamento dos alimentos. Elas ainda repassam orientações e verificam as demandas. Depois todo esse levantamento é descrito em um relatório que serve de parâmetro para a melhoria do trabalho – reforça Maria Luiza.

O serviço de Alimentação Escolar conta com a fiscalização do CAE – Conselho de Alimentação Escolar, formado por  representantes do Executivo, professores, pais de alunos e entidade civil organizada.

 

Por Roze Martins

(Especial para o DIÁRIO DO VALE)

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996