Alunos de Quatis que jogam xadrez têm melhor desempenho em matemática

by Diário do Vale
Jogos da mente: Xadrez nas Escolas é realizado em oito unidades de ensino de Quatis (Foto: Divulgação/Ascom PMQ)

Jogos da mente: Xadrez nas Escolas é realizado em oito unidades de ensino de Quatis (Foto: Divulgação/Ascom PMQ)

Quatis – Um levantamento divulgado nesta semana pela secretaria municipal de Educação mostra que 88,5% dos 246 estudantes das escolas municipais atendidos pelo projeto ‘Xadrez Nas Escolas’ tiveram nota igual ou superior à média exigida em matemática. O balanço corresponde ao período de março, abril e maio deste ano. Já no caso da matéria sobre Desenho Geométrico, o percentual de estudantes que alcançaram a nota mínima chegou a 100%. Foram avaliados os aproveitamentos dos alunos nas duas disciplinas que tiveram pelo menos 75% de frequência nas atividades do projeto.

O Xadrez nas Escolas é realizado em oito escolas municipais. As aulas são coordenadas pela professora Fabiana dos Santos Aguiar Fonseca.

Para a secretária de Educação, professora Alessandra Almeida, o resultado do levantamento mostra que a proposta de inserir o aprendizado sobre o jogo de xadrez nas escolas municipais vem alcançando os objetivos da iniciativa, que consiste em melhorar o rendimento escolar nas disciplinas de matemática e desenho geométrico; incentivar o raciocínio; estimular a memória; aumentar a concentração e conscientizar os alunos sobre a importância do respeito às regras.

– O projeto Xadrez nas Escolas tem o apoio total da administração do prefeito Bruno de Souza (PMDB), justamente por proporcionar as condições necessárias ao perfeito aprendizado sobre as disciplinas de matemática e desenho geométrico, melhorando ainda o comportamento dos estudantes no relacionamento em sociedade. Vamos continuar estimulando essa iniciativa, pois estamos cientes dos bons resultados que ela proporciona aos alunos – disse Alessandra.

O levantamento detalha a avaliação dos alunos em cada uma das escolas nas quais o projeto é desenvolvido. Entre outros resultados, o balanço mostrou que, na Escola Maria Helena Rafael D`Elias, mais de 70 % dos alunos matriculados no projeto alcançaram a nota mínima em matemática e 100% tiveram nota acima de 70 na disciplina de desenho geométrico. Já na Escola Julieta Sampaio, o número de estudantes com nota superior a 70 em matemática atingiu 67%. Por sua vez, na Escola Carlos Campos de Faria (Falcão), 93% dos estudantes tiraram nota igual ou superior à média em matemática e 100% alcançaram a pontuação mínima em desenho geométrico.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996