Alunos de Volta Redonda ganham bolsas de iniciação científica do CNPq

by Diário do Vale
Futurista: Yuri Martins, de 13 anos, é um dos bolsistas e trabalhará na construção de um protótipo de robô de monitoramento (Foto: Divulgação PMVR)

Futurista: Yuri Martins, de 13 anos, é um dos bolsistas e trabalhará na construção de um protótipo de robô de monitoramento (Foto: Divulgação PMVR)

Volta Redonda – Dez alunos da Escola Municipal Rubens Machado, localizada no bairro Vale Verde, foram contemplados com a Bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para desenvolverem projetos de robótica. O resultado foi divulgado neste mês e os trabalhos serão apresentados durante a Mostra Nacional de Robótica (MNR), que será realizada no Recife (PE).
– A nível nacional, são 70 vagas e 10 delas foram destinadas à Rubens Machado. Cada aluno recebe R$ 100 durante 12 meses, para desenvolver seus projetos de robótica. O CNPq é parceiro da MNR, que vai pagar a passagem dos alunos, além de custear parte da hospedagem – explicou a professora de informática e robótica, Patrícia Osório Pereira.
Um dos estudantes premiados é Yuri Gabriel da Cruz Martins, de 13 anos, que vai cursar o 9º ano do Ensino Fundamental e participa do projeto de construção de um protótipo de robô de monitoramento.
– A ideia surgiu por vermos alunos circulando pelos corredores do colégio, em horário de aula. Então, pensamos em construir um robô que ajudasse os diretores a monitorar esses alunos. Quem sabe no futuro, esses robôs poderão ajudar também as pessoas com deficiência – falou Yuri.
As oficinas de robótica são ministradas na unidade de ensino através do Programa Mais Educação, implantando em parceria com o Governo Federal. De acordo com a diretora da Escola Municipal Rubens Machado, Aline Lopes Rebouças Gomes, esse tipo de premiação serve de inspiração para os alunos e para a comunidade do Vale Verde.
– É uma escola de comunidade carente e acontecimentos como esses melhoram a autoestima dos alunos. Conseguimos despertar essa vontade de mudar neles – afirmou.
A secretária municipal de Educação, Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção, destacou a importância do desempenho da direção e do corpo docente da Rubens Machado, com o objetivo de oferecer ensino de qualidade aos alunos.
– Parabéns a toda equipe e aos pais de cada aluno. Isso é o resultado do trabalho desenvolvido pelas equipes com muita criatividade e muita dedicação nas nossas unidades de ensino – disse a secretária.

Robocup

Na última edição da Competição Latino-Americana e Brasileira de Robótica, que aconteceu em Uberlândia (MG), em 2015, a turma de robótica da Escola Municipal Rubens Machado ficou entre os três melhores trabalhos apresentados na categoria dança de robô. Para este ano, os objetivos são maiores. A equipe contará com o apoio da administração municipal para participar, entre os dias 30 de junho e 04 de julho, da vigésima edição do Robocup 2016, que acontecerá na cidade de Leipzig (Alemanha) e reunirá mais de cinco mil competidores do mundo:
– Não medimos esforços, mesmo com toda dificuldade que o município está passando, para levar a equipe a Uberlândia. Agora vamos sair do Vale Verde para Alemanha. Só tenho a agradecer a toda equipe da Secretaria Municipal de Educação pelo empenho. Sabemos a importância de projetos como esse para a cidade, escola, bairro e alunos – comentou o prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB).

You may also like

3 comments

Elizania Isidoro 22 de janeiro de 2016, 09:25h - 09:25

Parabéns a todos os alunos e professores envolvidos neste projeto, vocês mereceram toda esta conquista.

Pagador de impostos 22 de janeiro de 2016, 08:32h - 08:32

Parabéns aos meninos, aos seus pais e principalmente aos professores. Muito bom.

Nicholas 21 de janeiro de 2016, 23:11h - 23:11

Isso sim é que deve ser digno de muita matéria e atenção por parte da imprensa. Estes jovens precisam de reconhecimento e visibilidade por toda a sociedade, em especial pela imprensa que pode mostrar que a escola pública e os jovens de periferia têm potencial, basta condições, atenção e bons professores, além disso a visibilidade na mídia, os incentivos do governo (como a bolsa de R$ 100/mês) e a viagem pra Europa deve servir de estímulo e cobiça para ouros jovens daqui pra frente , enfim … jovem gosta de “aparecer”, de ser noticia e quando a sociedade passa a reparar e dar mais atenção a esse tipo de jovem do q àqueles que aprontam “coisas erradas” fica mais fácil atrai-los para o bem.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996