Alunos do UniFOA participam de manobra na Aman

by Diário do Vale
Na prática: Seis alunas de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do UniFOA participaram do Estágio de Correspondente de Assuntos Militares (Foto: Divulgação)

Na prática: Seis alunas de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do UniFOA participaram do Estágio de Correspondente de Assuntos Militares (Foto: Divulgação)

Volta Redonda – Para fornecer aos estudantes de Comunicação do Sul Fluminense informações sobre o Exército Brasileiro, a fim de prepará-los para agir em coberturas de ações militares, seis alunas de jornalismo e publicidade e propaganda do UniFOA participaram do Estágio de Correspondente de Assuntos Militares (ECAM), realizado na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende, neste mês de novembro. Durante o estágio, os acadêmicos faziam a cobertura da simulação de conflito de um país contra o exército da retomada. Considerada como a maior operação do exército, essa simulação faz parte Manobra Escolar, que treinou 4,5 mil militares de oito escolas do Exército Brasileiro.

O ECAM foi iniciado com dois dias de palestras sobre as operações militares realizadas, a relação do exército com a mídia e a guerra, além de falar detalhadamente sobre o Exército Brasileiro e esclarecer dúvidas dos universitários das faculdades participantes. A parte prática não englobou somente a realização da cobertura do conflito da Manobra Escolar, mas também atividades feitas em campo e de rotina militar. Os acadêmicos puderam realizar atividades como progressão noturna, rapel, abrigo, obtenção de água e fogo, primeiros socorros, torneio de tiro ao alvo e voos de helicóptero para reconhecimento de território.

Para a aluna Vitória Paiva, que participou pelo segundo ano do estágio, essas atividades foram importantes para quebrar alguns medos já que algumas instruções têm carga psicológica elevada.

– Foi muito bom aprender sobre cada prática e ter a vivência do jornalismo em área de conflito. Fizemos coisas que não pensaríamos em fazer, como atirar e viver um pouco da rotina militar. Saí da Aman realizada e com muito aprendizado novo – disse a aluna.

Durante a cobertura da manobra e divididos em três grupos de mídia, os alunos eram responsáveis pelo fluxo de informações das atividades, fazendo produção de matérias, cobrindo os eventos como invasão do inimigo e transposição no Rio Paraíba do Sul, além de participar de entrevistas coletivas com a Força Terrestre Componente, produção de vídeos e materiais de mídia.

A acadêmica de Publicidade e Propaganda Luíza Luth aprovou a experiência, que superou todas as suas expectativas.

– Como publicitária pude aprender um pouco mais sobre comportamentos de correspondência militar, onde todos somos formiguinhas tentando fazer um bom trabalho. Aprendemos, além das técnicas de mídia, a lidar e conhecermos melhor a nós mesmos e assim pudemos saber lidar mais facilmente com nossos limites e medos – finalizou a futura publicitária.

 

You may also like

3 comments

Pensador 27 de novembro de 2016, 20:46h - 20:46

Infelizmente as nossas Forças Armadas são instituições sucateadas e extremamente desvalorizadas. Além disso, o regime de administração militar é arcaico e assemelha-se a um “feudo”, no qual tudo gira em torno de um oficialato (“senhor feudal”) despreparado e que acha que o fim institucional é servir aos seus anseios pessoais.

Rafa 26 de novembro de 2016, 17:43h - 17:43

Na boa, não é nem de longe perto da realidade de exércitos modernos de hoje… será mais uma instrução para suicídio do que para alguma cobertura jornalística, o exército do século XXI em nada se compara ao nosso exército do século XX.

Juliana 28 de novembro de 2016, 11:04h - 11:04

What????? Suicídio? Recomendo que você vá até a AMAN para conhecer detalhadamente a história e atuação do Exército Brasileiro…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996