Alunos participam de jogo de interpretação para entender a violência contra mulher

by Diário do Vale

 

Volta Redonda – A secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda (SMIDH) realizou na quarta-feira, dia 08, uma atividade na Escola Municipal Nilton Pena Botelho, no bairro Roma. A secretária Dayse Pena fez um RPG – um tipo de jogo em que as pessoas assumem papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente – com 35 alunos da escola, abordando o tema violência contra mulher.

Dayse explicou que selecionou, aleatoriamente, alguns meninos da turma para interpretarem personagens de mulheres que tinham sofrido algum tipo de violência. E uma menina para fazer a representação de mediadora. Foi simulado uma reunião de autoajuda e depois que os alunos montaram seus respectivos personagens, foi questionado de onde cada um tirou as características.

– Depois da atividade foi iniciado um momento que perguntas com o restante da turma, que até então havia participado no ouvinte. A partir daí nós mostramos o que o município oferece para tratar esses casos de violência. Apresentamos para eles o serviço da Patrulha Maria da Penha, abordamos a Lei, que essa semana completou 12 anos de criação e sobre o CEAM (Centro Especializado de Atendimento a Mulher – disse Dayse Pena.

De acordo com a secretária essa foi a primeira vez que esse tipo de atividade foi realizada. “Adorei a experiência, foi muito gratificante perceber o interesse deles e o olhar de curiosidade. Eu percebi que eles para saber quais eram os caminhos para a solução desses problemas de violência”, contou.

Para diretora da E.M. Nilton Pena Botelho, Flávia Goulart Gama, essas discussões são sempre válidas. “Foi maravilhoso. Os alunos gostaram muito e fizeram muitos comentários positivos sobre a atividade. Agora nós estamos estudando a possibilidade que fazer a ação com a participação da família”, comentou a diretora.

 

You may also like

2 comments

RICARDO GRANT DE ASSIS 11 de agosto de 2018, 00:23h - 00:23

L A M E N T Á V E L!

Sonia Inacio 10 de agosto de 2018, 20:18h - 20:18

Excelente iniciativa. Deveria ter mais encontros com debates assim entre os estudantes. estarão mais alertas diante de uma situação delicada e soma a educação ter consciência da posição do ser humano em um relacionamento. Respeito.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996