Alunos prestigiam espetáculo infantil sobre meio ambiente em Porto Real

by Diário do Vale

Porto Real – A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. É isso que foi abordado, através do espetáculo teatral infantil “De Canto em Canto”, encenado para os alunos do 5° ano das escolas municipais, no Ginásio Gustavo Pereira. A ação foi promovida pela concessionária que administra a Rodovia Presidente Dutra, CCR NovaDutra, por meio do Programa Estrada para a Cidadania.

O espetáculo conta a história de Lucas e Luísa, que recebem um convite da sereia Yara para que conheçam uma região seca, uma praia poluída e o futuro. Integrada com diversos personagens do folclore brasileiro, a peça apresenta os problemas causados pelas grandes cidades ao meio ambiente e explica que é possível, com empenho de todos, eliminar desperdícios de água e preservar o meio ambiente. Durante a apresentação, os atores interagem com o público.

Apoiada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), a peça percorre anualmente as 120 cidades que margeiam a CCR Nova Dutra.

– Nosso intuito é incentivar a promoção de eventos culturais para que as crianças tenham acesso e possam aprender com os assuntos abordados e discutidos – destacou a coordenadora do projeto na secretaria de Educação, Ana Paula Aguiar.

A encenação termina levantando um questionamento para o público sobre como preservar e utilizar com consciência a água.

– A peça me fez entender que é nosso dever cuidar da água, usá-la bem e não poluir, nem jogar qualquer lixo nela. Aprendi que a água não é infinita. Se a gente não cuidar, um dia vai acabar – analisou a aluna da Escola Municipal Professora Eliana Provazi, Beatriz Stutz.

A subsecretária de Educação, Maria Madalena de Souza, acredita que o foco em conscientizar as crianças para a preservação do meio ambiente é a chave para o desenvolvimento sustentável do futuro.

– É justamente nessa faixa etária que as crianças demonstram interesse em questões relacionadas com a conservação ambiental. Elas são observadoras e, por serem assim, ocorre naturalmente a multiplicação desse tipo de consciência para os familiares e amigos delas. A importância desse programa está mais uma vez relacionada com o desenvolvimento sustentável. Temos que preservar hoje para termos amanhã – ressaltou.

A prefeita Cida enalteceu a iniciativa.

– O Programa Estrada Para a Cidadania, promove cultura, educação e desenvolvimento. Através desses fatores, podemos auxiliar na formação educacional e social de nossos alunos. Eles são o futuro da cidade e devemos investir neles – falou.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996