Alunos resgatam fanfarra parada há quase 10 anos em Rio Claro

by Diário do Vale

Fanfarra volta a desfilar em Passa Três depois de iniciativa de aluno de escola municipal .
Credito: ( Enviada por WhatsApp )

Rio claro – No dia 7 de setembro a fanfarra da Fazenda da Grama desfilou em Passa Três, após quase dez anos sem ensaiar. O aluno Cássio da Silva, de 17 anos, foi quem encontrou os instrumentos, decidiu limpá-los e retomar os ensaios. Antes do desfile, em encontros na quadra da comunidade, a fanfarra ensaiou apenas quatro vezes.
– No dia da apresentação ficamos nervosos e ansiosos, mas fizemos uma grande apresentação que levantou Passa Três. Depois da apresentação, eu e quase todo mundo que estava tocando na fanfarra ficamos emocionados e começamos a chorar. Hoje o pessoal que tocou já está me perguntando qual é o próximo dia de ensaio – contou Cássio.
A professora Gleiciane Rosa explicou que fanfarra era uma tradição da comunidade e ficou parada por cerca de nove anos. A fanfarra era uma atividade da Escola Municipalizada Francisco Teixeira de Oliveira, onde da aula, no distrito da Fazenda da Grama. A escola participa do desfile cívico, por isso, Cássio, aluno da escola, teve a ideia de resgatar a fanfarra. A iniciativa teve apoio de diversas pessoas, e conseguiu ainda que o antigo professor, que ficou muito empolgado, ensaiasse com eles.
– O Cássio tirou os instrumentos do depósito, limpou, pintou, marcou os ensaios, fez o contato com o professor, ele fez tudo – disse Gleiciane.
Os instrumentos estavam guardados no deposito da escola. Cássio e Gleiciane, junto com outras professoras e os alunos tiraram a poeira dos instrumentos, criaram um grupo e marcaram os ensaios. O antigo professor atendeu prontamente ao pedido dos ensaios.
Gleiciane e Andresa Dutra, professoras da escola, acreditam que os alunos mostraram grande potencial e que resgate da fanfarra evidenciou que alunos de comunidade pequena podem ser inspirados quando recebem oportunidades.
– Marcamos o primeiro ensaio na quadra, às 18 horas, no sábado, mais ou menos 15 dias antes do desfile. Quando chegamos para ensaiar a comunidade estava toda lá nos incentivando e nos aplaudindo, ficamos super felizes. Ficamos muito emocionados com isso tudo – relatou Cássio, emocionado.
Entre alunos e ex-alunos, de acordo com Gleiciane, 31 pessoas desfilaram com a fanfarra. Ela disse também que todos já tinham desfilado antes, muitos eram crianças quando a fanfarra encerrou as atividades.
-Sem a fanfarra o desfile não teria o impacto que teve. Alunos e professores estão empolgados e pretendem manter os ensaios e, assim, resgatar definitivamente a fanfarra. Nosso desejo é que a fanfarra se mantenha, pois a música para o jovem é fonte de transformação social – comentou Gleiciane.

 

You may also like

2 comments

Andresa Dutra 11 de setembro de 2018, 20:30h - 20:30

Desfile criativo, bonito e emocionante realizado pela Escola Municipal Francisco Teixeira de Oliveira, localizada na comunidade da Fazenda da Grama.

Carmen 11 de setembro de 2018, 17:44h - 17:44

A Escola M. Francisco Teixeira de Oliveira, da Fazenda da Grama, fez um excelente desfile!!! A fanfarra estava maravilhosa! Parabéns aos alunos envolvidos, principalmente ao Cássio pela dedicação de reorganizar a fanfarra, aos professores, funcionários, direção e comunidade!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996