A Usina Angra 1 foi sincronizada ao Sistema Interligado Nacional – SIN hoje, 11 de março de 2015, às 11h 32min. O último desligamento ocorreu no dia 19 de fevereiro, às 00h 22min, devido a problemas técnicos nos condensadores de vapor das turbinas do circuito secundário. No momento, a Usina está em processo de elevação de potência.
O retorno de Angra 1 ao SIN, inicialmente previsto para o dia 13 de março de 2015, foi antecipado para hoje em função do rápido processo de purificação ocorrido na água do sistema secundário da Usina.
Sobre a Eletronuclear
Subsidiária da Eletrobras, a Eletronuclear é a responsável por operar e construir as usinas termonucleares do país. Conta com duas unidades em operação na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), com potência total de 1990 MW. Hoje, a geração nuclear corresponde a aproximadamente 3% da eletricidade produzida no país e o equivalente a um terço do consumo do Estado do Rio de Janeiro. Angra 3, que está em construção, será a terceira usina da Central. Quando entrar em operação comercial, em 2018, a unidade (1.405 MW) será capaz de gerar mais de 10 milhões de MWh por ano – energia limpa, segura e suficiente para abastecer as cidades de Brasília e Belo Horizonte durante o mesmo período.