quinta-feira, 9 de abril de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Angra dos Reis já está vacinando rebanho contra a febre aftosa

Angra dos Reis já está vacinando rebanho contra a febre aftosa

Matéria publicada em 13 de Maio de 2017, 13:00 horas

 


Angra dos Reis – A secretaria executiva de Agricultura, Aquicultura e Pesca de Angra dos Reis começou a campanha de vacinação contra a febre aftosa em todo o rebanho do município. A prefeitura segue o Calendário Profilático contra Doenças Infecciosas e Parasitárias, estipulado para todo o país pelo Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento (Mapa).

– Estamos entregando um folheto com todas as recomendações sobre a vacinação para os pecuaristas, com o objetivo de informá-los – disse o secretário Wagner Junqueira.

A legislação não obriga que os governos municipais comprem e apliquem a vacina, mas em Angra dos Reis a atual gestão avalia que a relação custo/benefício é vantajosa. “Se não fizermos isso e se surgir um caso de febre aftosa na cidade, os prejuízos seriam muito grandes”, destacou Wagner. A vacinação prosseguirá até o dia 31 de maio.

A febre aftosa é uma das doenças mais contagiosas que atingem o rebanho, e pode causar sérias perdas econômicas, porque quando um animal é infectado, torna-se necessário sacrificar o resto daquele rebanho, por prevenção. Nos animais adultos a taxa de mortalidade é baixa, mas nos mais jovens provoca problemas cardíacos que levam à morte.

Segundo o calendário, a vacinação contra a febre aftosa tem de ser feita em todo o rebanho, duas vezes por ano, nos meses de maio e novembro. “A vacina precisa ser aplicada corretamente, para que não surja nenhuma reação na pele do animal”, explica a médica veterinária Luciana de Oliveira, da secretaria de Agricultura.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document