;
segunda-feira, 23 de novembro de 2020 - 19:09 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Angra dos Reis realiza evento no ‘Dia Mundial sem Carro’

Angra dos Reis realiza evento no ‘Dia Mundial sem Carro’

Matéria publicada em 21 de setembro de 2015, 09:12 horas

 


Angra dos Reis- Nesta terça-feira, dia 22, acontece em Angra dos Reis mais uma etapa do “Dia Mundial sem Carro”. A adesão do município à data, criada em 1997, na França, aconteceu pela primeira vez no ano passado e as ações se deram no Centro da cidade. Este ano, as atividades acontecerão na Japuíba, onde parte da Avenida Itaguai, na Nova Angra, no trecho entre o Centro Comercial Nelsinho e o túnel, será fechado. A subsecretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Ana Nascimento, conta que o objetivo do dia é estimular a reflexão sobre o uso do espaço urbano, priorizando a livre circulação das pessoas.

– A Japuíba é palco de grandes conflitos viários, por isso, é preciso repensar a utilização do espaço urbano, revendo os itinerários dos ônibus, desobstruindo as calçadas, ampliando a malha de ciclovias e reordenando o trânsito. Na terça-feira, com o fechamento do trecho próximo ao “Nelsinho”, nós poderemos observar como o fluxo se dará e isso nos permitirá traçar as estratégias futuras de mudança – afirmou Ana.

De acordo com a subsecretária, no ano passado, durante o evento no Centro da cidade, vários testes foram feitos, pesquisas foram realizadas com os pedestres, além de um levantamento de percepção com os agentes de trânsito. Os resultados dos levantamentos apontaram para a necessidade de se oferecer mais espaços para as pessoas.

– A tendência mundial, principalmente na Europa, é a priorização do transporte coletivo, da bicicleta e a pé. O Brasil tem alguns exemplos nesse sentido, mas ainda é preciso muito planejamento e ações de conscientização da massa, para podermos alcançar o que se considera como o ideal. A participação no “Dia Mundial sem Carro” é uma ação efetiva para iniciarmos essa mudança de comportamento – observou Ana Nascimento.

A programação do “Dia Mundial sem Carro” começa a partir das 9h30 e vai até o final da tarde. Acontecerão oficinas, apresentação de palhaços, DJs, capoeira, campanha contra o tabagismo e aula de dança.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    DO JEITO QUE O DETRAN PRA REBOCANDO CARRO EM ANGRA DOS REIS MUITOS VAO CURTIR ESSE DIA E DEIXAR O VELOSTER NA GARAGEM KK

Untitled Document