domingo, 9 de maio de 2021 - 22:02 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Angra dos Reis recebe mais cinco médicos cubanos

Angra dos Reis recebe mais cinco médicos cubanos

Matéria publicada em 26 de junho de 2017, 14:18 horas

 


Angra dos Reis –  O prefeito Fernando Jordão recebeu no Salão Nobre da Prefeitura, na tarde de sexta-feira (22), mais cinco médicos que vieram de Cuba para atuar nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Esta é a terceira vez, desde janeiro deste ano, que a rede pública de saúde do município recebe médicos do Programa do Governo Federal “Mais Médicos”, quase dobrando este reforço na saúde pública da cidade, resultado de um trabalho assíduo do Governo junto ao Ministério da Saúde.

Com esta ação, todas as 54 ESFs do município estão cobertas por médicos. Lembrando que, embora os novos profissionais tenham chegado, demora ainda cerca de 15 dias até a expedição definitiva de seus registros no Brasil.

Com os cinco novos médicos (Isaris Santanas, Evelio Rodriguez, Idiana Uiioa, Daymarelis Dominguez e Yassel Sanartine), Angra passa a contar com 21 profissionais do programa “Mais Médicos”.

Desde total, cinco são brasileiros e o restante cubano. Eles, que são especialistas no atendimento da saúde da família, serão lotados dois no Bracuí, um no Frade 3/Constância, um em Jacuecanga 1 e o último na ESF do Areal/Campo Belo e irão atender uma média de 15 mil pessoas dessas comunidades. Em 31 de março passado, o município recebeu três médicos cubanos e em maio, quatro profissionais brasileiros do programa Mais Médicos.

O prefeito ressaltou o importante papel que esses profissionais representam em Angra e no país e lembrou aos cubanos, que ele esteve em Cuba como deputado Federal (dois mandatos).e entre outros assunto, solicitou a ampliação do Mais Médicos:

– Estamos felizes com a vinda de vocês e sei que no início do programa aconteceram alguns problemas de aceitação, mas vemos hoje, que quando há o término de seus contratos (prazo contratual de dois anos), os moradores até choram com as partidas de vocês. Estive em Cuba pela Câmara Federal trabalhando para trazer para o Brasil, remédios contra a diabetes e o vitiligo e aproveitei para elogiar e solicitar a ampliação deste programa. É um país preparado para a saúde, – comentou Fernando Jordão.

Além do prefeito, recepcionaram os médicos o vice-prefeito Manoel Cruz Parente, os secretários de Governo, Marcus Veníssius Barbosa e o de Saúde, Renan Vinícius, o secretário Executivo de Saúde, Gustavo Villa, entre outros; pelos vereadores Jane Veiga, Kamu, Helinho, Flavinho, Marcos Coelho, Luciana Valverde e Titi Brasil. Ao final, Fernando Jordão, que estava aniversariando, convidou os presentes para se juntarem a um grupo de servidores no salão principal da Prefeitura, onde estava sendo servido um café da tarde em comemoração à data de aniversário do prefeito.

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document