Angra inicia campanha de conscientização sobre motos barulhentas

Ação busca alertar sobre a prática que é proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro; blitze começam por Praia do Anil, Monsuaba, Frade e Parque Mambucaba

by alice couto

Foto: Arquivo

Angra dos Reis – Prefeitura de Angra dos Reis inicia, nesta semana, a campanha de conscientização para combater o excesso de ruído provocado por motocicletas com escapamentos adulterados. A primeira blitz educativa será na terça-feira, 4 de fevereiro, a partir das 9h, na Praia do Anil. A iniciativa, que envolve ações educativas e de fiscalização, busca orientar os motociclistas sobre os transtornos causados pelo barulho das motocicletas, que atrapalha não só o sono daqueles que têm que acordar cedo para trabalhar, mas também afeta sensivelmente pessoas autistas, idosos e animais domésticos, principalmente cães e gatos.
A campanha está sendo organizada pela Secretaria de Segurança Publica, por meio da Secretaria Executiva de Ordem Pública e Mobilidade Urbana, e tem como tema: “Moto barulhenta nem você aguenta”. As blitze educativas serão realizadas também nos bairros da Monsuaba, Frade e Parque Mambucaba. A iniciativa, que envolve ações como entrega de panfletos e adesivos, também terá orientação para os condutores, que serão informados sobre as penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e orientados para regularizar o escapamento, caso necessário.
De acordo com o CTB, alterar as características originais do escapamento é considerada infração grave, punível com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de retenção da moto.
Não é permitido, por exemplo, fazer furos ao redor do orifício de saída do escapamento para alterar o som emitido. Mas é possível substituir o escapamento original por outro, desde que a peça nova siga as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nos quesitos barulho e emissão de gases.
“A iniciativa surgiu para atender a uma demanda frequente da população. Recebemos muitas reclamações sobre o incômodo causado pelo barulho excessivo, principalmente no período noturno. Queremos conscientizar os motociclistas, mas também estamos intensificando a fiscalização. Muitos pais com filhos autistas estão sofrendo com o barulho das motos, pois pessoas com transtorno do espectro autista têm hipersensibilidade auditiva. A ideia é justamente trazer essa conscientização para as pessoas”, comentou o Secretário Executivo de Ordem Pública e Mobilidade Urbana, Fabrício Carraro Gallucci.
Campanha “Moto barulhenta nem você aguenta”
Agenda de blitze educativas:

Dia 04/02 – 9h – Praia do Anil
Dia 06/02 – 9h – Monsuaba
Dia 11/02 – 9h – Frade
Dia 13/02 – 9h – Parque Mambucaba

Você também pode gostar

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996