sábado, 24 de outubro de 2020 - 09:35 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Angra intensifica vacinação contra a febre amarela

Angra intensifica vacinação contra a febre amarela

Matéria publicada em 28 de novembro de 2018, 11:19 horas

 


Vacinação contra febre amarela é mantida. (crédito Divulgação)

Angra dos Reis – A Prefeitura de Angra intensifica a vacinação contra a febre amarela. A ação segue até 28 de fevereiro. Neste período, diariamente, equipes de enfermagem visitam casa a casa para identificar pessoas que não tenham sido vacinadas. O município já atingiu 90% de cobertura vacinal, mas o objetivo é 100% da população vacinada, de acordo com meta do Ministério da Saúde.

O diretor de Saúde Coletiva, Eliezer Barros em lembrou que o município mantém rotina de vacinação contra a febre amarela nas unidades de saúde.

– Cada unidade tem seu dia específico de vacinação. Cabe ao morador procurar a unidade mais próxima de sua casa e informar-se – finalizou o diretor de Saúde Coletiva.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito aedes aegypti.

A prevenção contra a doença é feita através da vacina ofertada pelo Sistema Único de Saúde. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, medida que está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Toda pessoa que reside em áreas com recomendação da vacina contra febre amarela e pessoas que vão viajar para essas áreas devem se imunizar.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document