Angra recebe Conferência Regional de Cultura

by Diário do Vale
angra

Cultura: Encontro reuniu produtores, gestores e agentes culturais de toda a região da Costa Verde
(Foto: Divulgação)

Angra dos Reis- A Casa Larangeiras foi palco, na última semana, da segunda Conferência Regional de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. O encontro reuniu, em Angra dos Reis, produtores, gestores e agentes culturais de toda a região da Costa Verde. Ao todo, 127 credenciados participaram da plenária, incluindo representantes de comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas e caiçaras.

A mesa de abertura contou com a presença da secretária de Estado de Cultura, Eva Dóris Rosental; do presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputado Zaqueu Teixeira; do presidente da comissão de Cultura de Angra dos Reis, vereador Eduardo Godinho; da secretária de Cultura de Paraty, Cristina Maseda; de Reginaldo Magalhães, em nome de Adair Rocha, chefe da Representação RJ/ES do ministério da Cultura; do presidente da Fundação de Cultura de Angra dos Reis (Cultuar), Délcio José Bernardo; e da presidente do Ateneu Angrense de Letras, representante da Sociedade Civil, Maria Helena da Fonseca.

O presidente da Cultuar, Délcio Bernardo, elogiou a aproximação da Secretaria Estadual de Cultura (SEC) com os municípios e agradeceu a escolha de Angra para ser sede do encontro.

– Saúdo aqui os municípios vizinhos presentes e agradeço à Eva Doris por essa aproximação. Acredito que, para além de eleger o conselheiro da região, estamos aqui retomando uma relação importante, de rearticular nossa região, de nos falarmos e entendermos melhor nossas demandas e necessidades – disse o gestor.

Segundo Eva Doris Rosental, a Secretaria de Estado de Cultura só tem razão de existir se for para trabalhar em conjunto com os municípios.

– Estamos sempre presentes, levando os editais, as caravanas, conversando com os agentes culturais. O sentido está na construção coletiva, e nós acreditamos sinceramente nisso. Por isso estamos aqui hoje, para dar mais este passo em direção à criação de um Conselho de Cultura, com representação regional e territorial completa no estado, com participação e protagonismo de todos os segmentos e linguagens artísticas – afirmou a secretária Eva Doris Rosental, agradecendo a acolhida de Angra dos Reis e já respondendo ao presidente da Cultuar.

Já o vereador Eduardo Godinho, membro da comissão de Cultura da Câmara Municipal de Angra dos Reis, foi enfático e pediu apoio ao deputado Zaqueu Teixeira.

– Além do papel de legislador que cumprimos na Câmara e na Comissão de Cultura, aqui eu quero ir além. Vou aproveitar a presença da Secretária Estadual de Cultura e do deputado Zaqueu Teixeira e vou pedir um aporte financeiro para a nossa cidade. Quero pedir aqui, deputado, uma emenda parlamentar para a cultura da nossa cidade. O setor a ser investido, proponho aqui, que seja discutida com o movimento cultural e a Cultuar. Mas de antemão, peço esse recurso para a cidade – falou Godinho.

Em seguida, tomou lugar a comissão Eleitoral, composta pela assessora parlamentar da comissão de Cultura da Alerj, Morgana Eneile, e por integrantes da coordenação de Políticas Culturais da SEC, Cleise Campos e Clarissa Semensato. Após a leitura da resolução que define as regras para a eleição dos representantes das regionais, foi aberto espaço para perguntas e esclarecimento de dúvidas acerca do regulamento.

A representante do Quilombo Santa Rita do Bracuí, Marilda Souza, falou da importância da manutenção das ações de memória e valorização das apresentações de comunidades tradicionais.

– Antigamente essas tradições eram passadas e realizadas em família, nos quintais, nas festas. Hoje essas tradições precisam ser levadas para as ruas e isso tem um custo. Esse custo precisa ser valorizado e respeitado através de cachês justos e pagos sem atraso, até como forma de incentivo aos jovens – defendeu Marilda.

Dando prosseguimento às atividades, três concorrentes se apresentaram à plenária. Alexandre Moraes foi o primeiro a falar e anunciou a retirada de sua candidatura. Depois foi a vez do diretor, teatrólogo e fundador do grupo Revolucena, José Miguel Filho, que obteve 30 votos; e de Albes Ribeiro, mestre de capoeira Senzala, representante da região na discussão da Salvaguarda da Capoeira junto ao Iphan e presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, que recebeu 49 votos e foi eleito conselheiro.

– O objetivo agora é juntar todos e ouvir cada segmento cultural, os movimentos negros e indígenas aqui presentes e tantos outros que não puderam comparecer. Ouvir seus desejos e suas demandas. Assim conseguiremos fortalecer cada vez mais a Costa Verde, que tem uma tradição cultural tão rica na capoeira, no jongo, na folia de reis – disse Albes Ribeiro, o Mestre Abutre.

Segundo o regimento eleitoral, não prevê que titular e suplente sejam da mesma cidade, mas como apenas Angra apresentou candidatos, a comissão eleitoral permitiu que a suplência fosse de Angra. Neste caso, o cargo é de José Miguel Filho.

Sobre o Conselho Estadual de Cultura

O objetivo das conferências é eleger os representantes da Sociedade Civil no conselho Estadual de Política Cultural. O CEPC, órgão colegiado deliberativo, de composição paritária, é peça integrante do Sistema Estadual de Cultura, recentemente instituído com a sanção da Lei 7035/2015, e será composto por 16 membros titulares e seus respectivos suplentes, indicados pela Secretaria de Estado de Cultura, e mais 16 membros titulares e seus respectivos suplentes, representantes da Sociedade Civil. Destes, um membro titular e um suplente de cada uma das 10 regiões do estado serão eleitos nestas Conferências Regionais de Cultura.

As seis cadeiras restantes serão preenchidas por membros representantes dos segmentos artísticos (literatura, audiovisual, artes cênicas, artes visuais, música e cultura popular). Estes últimos conselheiros – e seus respectivos suplentes – serão eleitos através de votação online, no portal da Secretaria de Estado de Cultura.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996