Barra Mansa – Faltam algumas semanas para o Carnaval, mas o Hemonúcleo de Barra Mansa já iniciou sua campanha de conscientização para reforçar a necessidade de novas doações. O tema deste ano é “Antes de cair na folia, ajude a salvar vidas!”. Com a colaboração dos voluntários, os estoques de todos os tipos sanguíneos podem ser mantidos em níveis adequados para atender às demandas durante os dias de festa, sobretudo em casos de emergência.
“Sabemos que, no Carnaval, as chances de acidentes aumentam devido à grande circulação de pessoas e veículos, além do alto consumo de bebidas alcoólicas. Por isso, precisamos estar atentos para garantir um estoque adequado e atender a todos que necessitarem”, destacou a coordenadora do Hemonúcleo, Thaís Mendes.
Thaís ressalta ainda que a colaboração da população é essencial não apenas em períodos festivos, mas ao longo de todo o ano, já que qualquer pessoa pode precisar de uma transfusão emergencial. “As doações de sangue têm um papel fundamental para salvar vidas em casos de acidentes, cirurgias, transplantes e no tratamento de câncer e doenças crônicas. Os serviços de média e alta complexidade aumentaram muito, e, por isso, toda doação é bem-vinda, fazendo diferença na vida de quem enfrenta um momento delicado”, afirmou.
Atualmente, os tipos sanguíneos A+, O- e B- estão com estoque considerado crítico.
Como doar
Para doar sangue, é necessário atender aos seguintes critérios:
Ter entre 18 e 69 anos;
Pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde;
Idosos devem ter feito a primeira doação antes dos 60 anos;
Menores de idade (16 e 17 anos) podem doar com autorização dos responsáveis;
Não ter consumido bebidas alcoólicas nas 24 horas anteriores à doação;
Quem fez tatuagem deve aguardar seis meses para doar.
O Hemonúcleo de Barra Mansa está localizado na Rua Pinto Ribeiro, 205 (anexo à Santa Casa), no Centro. A coleta é realizada de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h. Para mais informações, o telefone da unidade é (24) 3512-0788.

Fotos: Felipe Vieira