quarta-feira, 26 de junho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Apae de Barra Mansa promove evento em homenagem ao Mês da Mulher

Apae de Barra Mansa promove evento em homenagem ao Mês da Mulher

Matéria publicada em 19 de março de 2019, 15:25 horas

 


Barra Mansa – Em comemoração ao Mês da Mulher, a Apae realizou na terça-feira (19) uma roda de conversa com a proposta “Conversando sobre autocuidado”, com a psicóloga Socorro Malkes. Mães, tias e avós de alunos da entidade filantrópica participaram da ação, que foi realizada em dois turnos: manhã e tarde, na sede da Apae, com o objetivo de cuidar daquelas mulheres que cuidam dos seus familiares especiais.

– A proposta da roda de conversa foi com a intenção de comemorar o Dia da Mulher, escolhemos uma data fora da comemoração oficial com o objetivo de promover reflexão da mulher, do lugar dela na perspectiva que essa tomasse o lugar de protagonista e não de mera expectadora de sua vida – disse, acrescentando que o autocuidado, tema central da conversa, teve uma ótima adesão entre as participantes, que ainda ganharam uma sessão de relaxamento com a fisioterapeuta Gabriella Sellani.

– O autocuidado é o se importar consigo especialmente na nossa roda de conversa hoje para mães, avós e tias de pessoas com deficiências, o evento buscou ouvir e falar com essas mulheres que tem a sua vida dedicada a questão do cuidar de alguém com suas limitações, o nosso objetivo central foi cuidar de quem cuida. O autocuidado vem exatamente daí de nos importarmos com quem cuida dos nossos alunos – disse.

A psicóloga explicou que não existe uma fórmula mágica para promover o autocuidado, mas de uma maneira geral, todas as pessoas devem olhar para si e aproveitar cada segundo de vida.

– Somos singulares, cada um tem uma realidade e demanda diferente. Mas o autocuidado de uma maneira geral é fundamental que se tenha um olhar cuidador gerenciar melhor o seu tempo, e não perder a sua própria identidade. É fundamental repensar as questões de sua vida priorizar a saúde, os exercícios físicos e repensar suas próprias questões espirituais, é um estar bem consigo, esse é o princípio do autocuidado. É importante dizer que devemos aproveitar e saborear cada minuto que estamos vivendo, vou citar um exemplo básico, tem pessoas que não saboreiam um picolé e ele vai derreter e vocês não vão sentir o sabor e depois vão ter que lavar a mão, enfim não aproveitaram o momento, é assim também na vida, principalmente entre as pessoas ansiosas, que se projetam preocupadas com o que ainda nem ocorreu e se esquecem da vida no tempo presente – disse.

A psicóloga Socorro Malkes está desde novembro na Apae Barra Mansa, a profissional atuou durante 15 anos na Apae de Miguel Pereira. A instituição, localizada no bairro Estamparia, em Barra Mansa, atualmente conta com quatro psicólogas, duas prestam assistência aos alunos e as outras duas as famílias dos assistidos.

Apae de Barra Mansa faz evento em homenagem às mulheres (Divulgação)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document