Após um mês de ocupação, aulas são retomadas em escolas estaduais de Volta Redonda

by Diário do Vale

Volta Redonda – Alunos do Colégio Estadual Guanabara, no Aterrado, e no Ciep 295 – Professora Glória Roussim Guedes Pinto, no bairro Retiro, retornaram nesta quarta-feira (18) às aulas. De acordo com estudantes que ocuparam as escolas por um mês, as principais reivindicações referentes a cada instituição foram aceitas pelas diretorias, além de pautas ligadas a toda rede estadual atendidas pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), como o fim do atual modelo do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj).

Além da extinção do Saerj, outra medida aprovada Seeduc foi o início das eleições diretas para a diretoria das escolas, que ocorrerão em até 40 dias.

De acordo com a aluna Stefani Neri dos Santos, de 17 anos, uma das ocupantes do Colégio Estadual Guanabara, a decisão pela desocupação foi conjunta com todos os alunos em mobilização, a partir do comprometimento da direção em garantir direitos como a autonomia do Grêmio Estudantil, a liberdade para criação de projetos e atividades esportivas e culturais. Além disso, questões de manutenção e limpeza também estiveram na pauta acordada, entre elas a troca de extintores, a resolução de focos de dengue e esgoto a céu aberto.

Segundo a aluna, ficou acertado que as manutenções serão realizadas durante o período de aulas.

A prestação de contas detalhadas e a discussão do regimento escolar com a participação da comunidade escolar, bem como a livre circulação das entidades estudantis no espaço escolar, também foram aceitas pela direção da escola, em contrapartida à desocupação. Quanto às conquistas estaduais, a Seeduc afirmou que até 2018, a grade curricular terá dois tempos destinados às aulas de Filosofia e Sociologia. Além disso, cada escola receberá R$ 15 mil para as manutenções emergenciais. “Conquistamos uma gestão democrática e mais transparente nas escolas, isso é muito importante”, destacou Stefani.

Estudantes do Ciep 295 – Professora Glória Roussim Guedes Pinto, Wendi Sara Alcântara Melo, de 18 anos, comemorou o atendimento das reivindicações da instituição, além das requeridas por toda a rede estadual. Segundo ela, 57 alunos estavam ocupando a escola desde o dia 15 de abril e a decisão pela desocupação foi motivada pela conquista das reivindicações.

– Estamos confiantes que as pautas serão atendidas e nos sentimos vitoriosos por essa conquista. Aos poucos nossos objetivos são atingidos e valeu a pena nossa ocupação. Agora, a nossa luta é pelo passe livre irrestrito – destacou.

Secretaria garante acordos

Na última semana, a Seeduc esclareceu que avançou em pontos relacionados tanto à greve quanto ao movimento de ocupações das escolas. Além dos já mencionados estão: o abono das greves: decreto do governador abonando para todos os fins as greves ocorridas entre 1993 e 2016. Em respeito à categoria, o Governador determinou que não houvesse desconto da greve deste ano; Funcionários administrativos das escolas: será votado na Alerj um projeto de lei que permite que os funcionários administrativos das escolas trabalhem com carga horária de 30 horas semanais; Licença Especial para docentes; Enquadramento por formação: regulariza até o fim deste ano os valores referentes a 2016. As quantias relativas aos anos de 2013, 2014 e 2015 serão parceladas em 24 meses, a partir de janeiro de 2017.

Sobre situações pontuais de cada escola, a secretaria garantiu que serão enviadas equipes às unidades para verificação do que pode ser feito de melhoria. O ex-secretário Antônio Neto pediu exoneração na última segunda-feira (16) e nesta terça-feira (17), Wagner Victer assumiu a pasta. Através da assessoria de imprensa, a Seeduc garantiu ao DIÁRIO DO VALE que a atual gestão manterá os compromissos firmados e vai intensificar o diálogo com o movimento.

Até a publicação desta reportagem, o Instituto de Educação Professor Manuel Marinho (IEPMM), na Vila Santa Cecília, e o Ciep 403 – Professora Maria de Lourdes Giovanetti, no bairro Açude II, permanecem ocupados por estudantes. Na tarde desta quinta-feira (19), alunos do Manuel Marinho se reúnem com a diretoria regional da Seeduc para discutir as pautas da instituição.

You may also like

7 comments

oliveira 20 de maio de 2016, 19:00h - 19:00

fico impressionado como tem gente q escreve baboseiras aki. tem q fazer pressao msm,ensino pessimo ,sem estrutura alguma, e vem esses idiotas falando de pt ,comunistas ,vermelhos.bando d alienados vcs.

Paulo 20 de maio de 2016, 00:04h - 00:04

Tomar algo que não é seu é coisa de marginal. Não deviam negociar com esse tipo de baderneiro.

pinkk salvador (rosângela salvador) 19 de maio de 2016, 11:15h - 11:15

Concordo com os comentários acima. Baderneiros futuros políticos. Será que alguma coisa mudou no cenário da Educação ou foi 01 mês sem aulas que terão que ser recolocadas para que o ano letivo fique completo. Ou vão dar um jeitinho para que não precise recolocar estas aulas. Afff

Inconformado 19 de maio de 2016, 08:33h - 08:33

Os ocupantes do Manoel Marinho estão sendo manipulados pelo SEPE e os petralhas, e apoiados pela Defensoria Estadual, MP Estadual… ABSURDO!!!

Querem tirar a força a professora Áurea da direção da escola

Uma escola referência na cidade e que já atingiu índices da SEEDUC de 2020, não pode ser considerada, por esses “alunos” como mal administrada…

Cambada de vermelhos malditos

insatisfeito 19 de maio de 2016, 14:42h - 14:42

Concordo plenamente, o manuel marinho é referência em volta redonda e esse ano faz 50 anos, que presente pais e professores estão ganhando com essa ocupação, mas creio que a direção vai conseguir vencer mais esta batalha.

VAI VENDO 20 de maio de 2016, 09:46h - 09:46

Votem novamente nos partidos que tem cor vermelha na bandeira para continuar essa bagunça em nosso País.

A intenção deles (comunistas) são destruir as escolas de referência.

Por que eles não OCUPAM as escolas ineficientes e exigem a retirada dos maus diretores/maus professores?

Será que esses maus professores são comunistas?

Cidadão voltaredondense 19 de maio de 2016, 06:50h - 06:50

Não vai demorar muito e essa aluna Stefani Neri dos Santos, de 17 anos, vai se candidatar a algum cargo político. Muitos políticos baderneiros começaram assim.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996