
Lideranças comunitárias recebem orientação de como funciona na prática economia solidária (Legenda da foto – Redes Sociais)
Pinheiral – Moradores do município passaram a ter conhecimento sobre economia solidária com a criação da Associação de Economia Solidária de Pinheiral (AESP), fundada oficialmente em 2007, no Parque Maíra. Mas, de acordo com o pedagogo e professor, Gildo Felipe Bernardo, lideranças comunitárias fizeram um curso.
– Depois de terminado o curso, o Centro de Ação Comunitária passou a desenvolver ações no Parque Maíra, buscando mobilizar com isso os moradores a refletir sobre suas lutas e conquistas. Esse processo resultou na constituição da Associação de Economia Solidária de Pinheiral – explicou.
A associação também desenvolveu ações junto a Cooperativas de Catadores, desenvolvendo ações formativas. “Atualmente a Instituição vem desenvolvendo ações pontuais junto a iniciativas de catadores de materiais recicláveis e com mulheres na produção de sabão a partir da reciclagem de óleo vegetal”, explica.