Associação que promove curso de Libras em Volta Redonda precisa de apoio

by Diário do Vale

Volta Redonda – A Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Audição de Volta Redonda (Apada-VR) está em busca de ajuda para fazer a manutenção da sede e manter as atividades. Profissionais que trabalham na associação prestam diversos serviços para deficientes auditivos e portadores de outras deficiências. Um deles é o curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que ganhou grande visibilidade na posse do presidente Jair Bolsonaro. Na ocasião, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, fez um discurso em Libras.

Maria Nazareth Pinto Pereira é uma das fundadoras e atual presidente da associação. Ela diz que a casa usada para os atendimentos foi doada pela Fundação CSN há mais de 20 anos. É lá que aproximadamente 80 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, recebem diversos tipos de atendimentos através de profissionais contratados.

A maior parte recebe um salário simbólico, são estagiários de algumas universidades da região ou mesmo voluntários. Além de promover atendimento a 254 famílias assistidas, que recebem doações de cestas básicas, atendimento médico e assessoria jurídica, a Apada leva deficientes auditivos a bancos e outros compromissos.

– A Apada foi criada para garantir e defender o direito dos deficientes auditivos. Depois da nossa fundação, vimos a necessidade de colocar alguns atendimentos que não eram oferecidos no município. Um fato interessante e que poucos sabem, é que em Volta Redonda apenas dois psicólogos sabem Libra – disse.

A presidente diz que o foco da associação é dar atendimento aos portadores de deficiência auditiva, mas quando algum portador de outra deficiência – seja física ou mental – chega pedindo ajuda é recebido de braços abertos. Diversos estabelecimentos comerciais têm cotas para contratar portadores de deficiência e a associação os auxilia com recebimento e entrega de currículos em diversos pontos comerciais. Todos os matriculados têm atendimento com fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos. Diversas oficinas são realizadas dentro do espaço. Entre elas: aulas de libras, informática, futsal, arteterapia, dançaterapia, entre outros.

Para manter as atividades dentro da associação, os integrantes da Apada contam com a ajuda de voluntários. Além disso, a diretoria promove rifas e festas durante o ano para arrecadar dinheiro. Competições esportivas também fazem parte do dia a dia dos membros da associação. Atividades que envolvem atletismo, futebol e arremesso de peso estão entre os esportes mais praticados por eles, conquistando medalhas e troféus que ficam expostos na sala de visita da associação.

Segundo a presidente, a associação atende desde crianças a idosos. O mais jovem tem seis anos e o mais velho 66. Para Nazaré, todo tipo de atividade é benéfica para as pessoas que são atendidas na associação, seja esportiva ou cultural, mas os atendimentos mais importantes, segundo ela são: aulas de libras, terapia ocupacional e atendimento com fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos e assistentes sociais.

– Os surdos vivem em um mundo de ouvintes e a aula de Libras é mais para o ouvinte. Aqui em Volta Redonda, parece que eles são invisíveis. Existe uma lei que toda repartição pública deveria ter um intérprete e não tem. A gente se limita no atendimento com fonoaudiólogos. Existe uma carência desses profissionais no município e a gente acaba fazendo o que a prefeitura não faz. Os surdos são pessoas normais, mas têm a cultura deles. Precisam praticar esportes, precisam de cultura, mas o mais importante é o atendimento assistencial e médico – contou.

O caso de Michele Bolsonaro foi destacado por Nazaré:

– A primeira dama é uma pessoa que valoriza os surdos. Ela é intérprete de Libras e graças a ela, eu acho que o surdo vai se tornar mais visível. Os surdos estão muito otimistas e eu acredito muito nisso – disse Nazaré.

Segundo Nazaré, a associação não tem ajuda do governo municipal, estadual ou federal. Toda verba arrecadada é investida na educação das pessoas que são atendidas na sede da associação.
A sede da associação fica localizada na Rua Rio Paraíba, nº 64, bairro Água Limpa, Volta Redonda. Os telefones para contato são: (24) 33502111 / (24) 981090260 / (24) 999696570 E-mail: [email protected]

You may also like

5 comments

ADRIANA CARLA 30 de janeiro de 2019, 10:23h - 10:23

Parabéns a essa mulher mãe e lutadora pela causa dos deficiente auditivo q é uma das q fundou a apada vr e até hj luta pelo direito do nossos filho meu muito obrigado e espero q conseguimos parceiros nessa luta

Adriana Carl a 30 de janeiro de 2019, 10:17h - 10:17

Parabéns presidente Nazareth agradeço muito pelo tratamento q a apada dar para meu filho e outros q la estão em tratamento vc os parceiros e voluntários espero q conseguimos mais parceiros para continuarmos nossos trabalho cada dia melhor

SORAYA PEREIRA FAGUNDES 4 de janeiro de 2019, 16:59h - 16:59

Parabéns mãe pelo seu trabalho. Você é meu exemplo. Espero que consiga mais parceiros para ajudar a APADA.

ADRIANA GONCALVES DA SILVA 4 de janeiro de 2019, 11:32h - 11:32

PARABÉNS PELO SEU TRABALHO.QUE AS PORTAS SE ABRA PARA VALORIZAR TODO SEU ESFORÇO.VOU FAZER O CURSO.

Wesley 3 de janeiro de 2019, 21:16h - 21:16

Muito legal o trabalho feito por ela, espero que um dia seja mais reconhecido.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996