Atividades do Produtor Mirim em Quatis vão ser reiniciadas

by Diário do Vale

Quatis –  Um dos projetos principais de inclusão social para os adolescentes de baixa renda, o Programa Produtor Mirim retoma suas atividades nesta semana, após o período de recesso do fim de ano. A primeira atividade prevista para este ano será a reunião com os pais ou responsáveis dos adolescentes, que formarão a nova turma do projeto. O encontro acontece nesta quinta-feira, dia 05 de abril, às 14 horas, no auditório da Prefeitura de Quatis.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, o projeto reunirá este ano 60 adolescentes na faixa etária de 14 anos completos a 18 anos incompletos, selecionados através de um levantamento feito por profissionais da área social da pasta. A programação de atividades prevê ainda as seguintes etapas, neste mês: efetivação das matrículas, que deve ser feita pelos pais ou responsáveis (de 06 a 13 de abril, nos turnos da manhã e da tarde) e aula inaugural (dia 17, às 9 horas). Estas duas atividades também acontecerão no auditório da prefeitura.

– A prefeitura tem pelo menos 30 projetos sociais para todas as faixas etárias da nossa população, desde a criança ao idoso, passando pela adolescência e a juventude da cidade. O Produtor Mirim representa uma das mais importantes ferramentas que dispomos visando promover a formação cidadã dos nossos adolescentes, daí o compromisso da nossa administração em estar sempre melhorando e até mesmo ampliando as atividades do programa, pois o projeto garante condições de um futuro melhor e prepara os adolescentes para a vida em sociedade – declara o prefeito Bruno de Souza (MDB).

O Produtor Mirim está concorrendo em 2018 ao Prêmio Prefeito Empreendedor, que é realizado todo ano, pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Micro Empresa), com o objetivo de reconhecer o trabalho de gestores públicos que tenham criado programas em suas próprias administrações, ou aprimorado ações de gestões anteriores. Implantado em 1997, o Programa Produtor Mirim recebeu diversas melhorias a partir da primeira administração do prefeito Bruno de Souza – MDB (2013-2016). As melhorias foram destacadas pela Secretaria de Trabalho e Renda do Município ao inscrever o projeto no Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae.

Diversas atividades

Entre estas ações, estão as seguintes: criação de uma conta poupança na Caixa Econômica Federal, através da qual os adolescentes recebem a bolsa salário mensal; o atendimento odontológico na rede municipal de saúde; participação no Programa Sacola Verde, que atende os produtores mirins e os seus famílias com verduras e legumes cultivados na própria horta do projeto, entre outras.

O tempo de permanência no Produtor Mirim é de 12 meses, e os adolescentes participam das atividades no chamado contraturno escolar (período fora do horário de aula em alguma escola da rede pública). O valor da bolsa mensal corresponde quatro UFIQS (Unidade Fiscal de Quatis), que corresponde a aproximadamente R$ 120,00 no total. Uma equipe multidisciplinar de profissionais atua no aprendizado e assistência dos membros do programa, sendo uma coordenadora, um técnico agrícola, um orientador social e quatro técnicos de referência.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996