Atividades marcam Dia Mundial do Meio Ambiente

by Diário do Vale
Conscientização: Em Barra Mansa, prefeito Rodrigo Drable participou do plantio de mudas junto de alunos da rede municipal (Foto: Paulo Dimas/Ascom PMBM)

Conscientização: Em Barra Mansa, prefeito Rodrigo Drable participou do plantio de mudas junto de alunos da rede municipal (Foto: Paulo Dimas/Ascom PMBM)

Sul Fluminense – Cidades da região comemoraram nesta segunda-feira (5) o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira, dia 5. Plantio de mudas, exposições fotográficas e palestras educativas fizeram parte das comemorações. Em Volta Redonda, o zoológico da cidade recebeu 28 pássaros que eram mantidos em cativeiro e foram apreendidos pela Polícia Militar Florestal.

– Essas aves foram encaminhadas para o setor de biologia e veterinária do Zoológico, onde estão sendo cuidadas e alimentadas. E, posteriormente, serão transportadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) – unidade do Ibama, responsável pelo manejo dos animais silvestres em Seropédica – informou o secretário municipal de Meio Ambiente, Alfredo Peixoto de Oliveira Neto.

O secretário lamentou que apesar das comemorações do Meio Ambiente, ainda existam pessoas com essa prática de perseguir e capturar espécies que devem ficar livres na natureza.

– O cativeiro irregular é como uma prisão perpétua para o pássaro que mesmo sem ter feito nada é condenado a esse tipo de cativeiro por causa do seu belo canto. As pessoas com pouca consciência ambiental devem lembrar que isso é crime ambiental e que as aves estão protegidas pela Legislação Brasileira Ambiental – enfatizou Alfredo.

No último domingo, a prefeitura de Volta Redonda organizou diversas atividades para as famílias que foram ao zoológico municipal. As ações programadas tiveram como objetivo fortalecer a consciência ambiental das pessoas, despertando o interesse de crianças e adolescentes. Um grande público esteve no local, principalmente na parte da tarde. A programação foi elaborada pela secretaria municipal do Meio Ambiente, com apoio de parceiros.

O secretário da pasta destacou a importância da comemoração.

– Neste 5 de junho, festejamos não somente o dia, mas também a semana do Meio Ambiente no Brasil. A secretaria de Meio Ambiente de Volta Redonda está aproveitando este espaço público do zoológico, área com fragmentos da Mata Atlântica no entorno da Floresta da Cicuta, para comemorar e ampliar a educação ambiental. Nós já realizamos a conferência municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e também implantamos por decreto municipal a cobrança da taxa de licenciamento ambiental que é revertida ao Fundo Municipal de Meio Ambiente, que gera o Condema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – explicou Alfredo.

Ele acrescentou que a secretaria de Meio Ambiente dobrou o número de ações de fiscalização, aumentando assim as ações de defesa ambiental. – Instituímos, efetivamente, o cumprimento da lei que pune os maus tratos aos animais; formamos um conselho municipal de Meio Ambiente que estava parado há quatro anos, sem atuação; aumentamos a produção de mudas no Parque Natural Municipal Santa Cecília do Ingá e estamos nos preparando para o plantio no final do ano, em época ideal para o plantio de árvores, cerca de 10 mil mudas nativas da Mata Atlântica, acompanhando o principio da diversidade – salientou o secretário.

Barra Mansa tem atividades educativas

A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa realizou nesta segunda-feira uma série de eventos em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente em parceria com a secretaria de Educação e Fundação de Cultura. No Parque Centenário, o Jardim das Preguiças, houve a premiação do I Concurso de Fotografia: ‘Boas Práticas Ambientais’ e plantio de mudas com os alunos dos anos finais do ensino fundamental da rede pública municipal.
O prefeito Rodrigo Drable (PMDB), que participou ativamente dos eventos, plantou mudas de sibipiruna, ipê roxo, amarelo e rosa no Jardim das Preguiças acompanhado dos alunos.

Já na Igreja Matriz, houve exibição de temas ambientais, enquanto no Parque Natural Municipal de Saudade está havendo uma exposição fotográfica e contação de histórias com o autor Thiago Cascabulho do livro “Amiga Lata, Amigo Rio”. O objetivo das atividades foi buscar a conscientização ambiental e divulgar os projetos ambientais do município.
– Investir no jovem e no meio ambiente é necessário para que possamos ter um futuro melhor do que o presente. Estou feliz de participar da reconstrução de um novo conceito de cidade – comentou Drable.
O secretário de Meio Ambiente, Claudio Cruz, o Baianinho, destacou a importância dos alunos que participaram dos eventos levarem os conhecimentos adquiridos para suas casas e comunidade.
– Nosso objetivo é despertar a conscientização e proteção ambiental. As crianças, através das escolas, são agentes importantes neste processo, pois irão levar essas informações para suas famílias e amigos – falou.

Parque Fluvial de Pinheiral recebe
plantio de mudas da Mata Atlântica

O Parque Fluvial do Médio Paraíba recebeu nesta segunda o plantio de mudas de 17 espécies da Mata Atlântica. O plantio foi feito por alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Pinheiral e acompanhado pelo prefeito Ednardo Barbosa. O ato é um dos vários que a secretaria municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural, através do Centro de Referência em Educação Ambiental (CEREA), está promovendo em comemoração a data. A previsão é que mais de 500 mudas sejam plantadas no mês de junho em vários pontos da cidade.
A programação se estende até a próxima sexta-feira, com atividades diversificadas voltadas para a conscientização e preservação do meio ambiente com a participação de alunos das escolas municipais, particulares, estadual e federal como o Colégio Estadual Célio Barbosa Anchite e o Instituto Federal – Campus Nilo Peçanha, do Unifoa. Alunas participantes das Academias da Saúde e do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), além de pessoas dos cursos de Engenharia Ambiental e Ciências Biológicas também estão participando das ações.
– Estamos hoje dando nossa parcela de contribuição, não só com a nossa cidade, mas com a questão mundial, como um todo, com relação ao Meio Ambiente. Sabemos da importância da preservação da mata atlântica e como o plantio dessas mudas no Parque Fluvial vem a contribuir – disse o prefeito Ednardo.

Aluna do distrito de Floriano
vence concurso de fotografia

A aluna Aline Victória, do 9º ano da Escola Municipal Bartholomeu Anacleto, da Vila dos Remédios, no distrito de Floriano, foi a vencedora do I Concurso de Fotografia: ‘Boas Práticas Ambientais’. Sua foto foi sobre uma mini horta na caixa de leite.

– Tinha muitas outras fotos bonitas e por isso não esperava vencer. Estou muito feliz pelo resultado e de ter plantado mudas junto com o prefeito. É muito importante que cuidemos bem do meio ambiente – disse.
As fotos dos primeiros colocados deste concurso estão expostas no Parque Natural de Saudade e nos próximos dias estes classificados participarão de uma oficina de fotografia com o conceituado fotógrafo da prefeitura de Barra Mansa e do jornal DIÁRIO DO VALE, Paulo Dimas.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996