
Evento busca promover a responsabilidade e a consciência ecológica
(Foto: Carina Rocha- Secom PMR)
Resende- As atividades programadas pela “Semana Lixo Zero” continuam nesta segunda-feira (21), com palestras em unidades da rede municipal de ensino. O evento é promovido pelo Instituto Lixo Zero Brasil e conta com a participação da prefeitura de Resende, através da Agência do Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. O objetivo é promover uma reflexão sobre o consumo e a responsabilidade pelos resíduos gerados pela sociedade.
Amanhã acontecem duas palestras “Lixo Zero”, sendo que a primeira será às 8h, na Escola Municipal Francisco Quirino Diniz. Logo depois, às 10h30, é a vez da Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira receber o debate. Ambas serão ministradas pela professora Andréa Costa. Todas as atividades da programação se estendem até o dia 27 de outubro e todas tem entrada gratuita.
Toda a população, tanto os mais jovens como os adultos, pode participar da “Semana Lixo Zero”, evento que busca promover a responsabilidade e a consciência ecológica. Os interessados podem entrar em contato com a organização do evento, através do telefone: (24) 99226-5088, ou dos e-mails: [email protected] ou [email protected].
‘Semana Lixo Zero’ segue até o dia 27
Nesta terça-feira, dia 22, a partir das 13h30, a Escola Municipal Lídia Pires, é a unidade escolhida para receber a palestra Lixo Zero com a professora Andréa Costa. Já na quarta-feira acontecem duas palestras com o tema “Composteira Caseira”, com o professor André do IFRJ (parceria da SME). A primeira será na E.M. Governador Roberto Silveira, às 7h30 e no período da tarde, às 13h30, é a vez dos estudantes da E. M. Júlio Verne receberem conhecimento sobre o meio ambiente. Na quinta, dia 24, a palestra continua na E. M. Prof. Carlinhos, às 13h30.
No dia 25, além da palestra “Composteira Caseira”, na E.M. Geraldo da Cunha Rodrigues, às 13h30, a Prefeitura de Resende participará também do piquenique ‘Lixo Zero’ e do Teatrinho “A Mágica da Reciclagem”. O evento, aberto a todos, será no Parque das Águas, das 9h às 11h.
Para fechar a programação do evento de conscientização ecológica, no domingo dia 27, acontece uma Feira de Troca de Brinquedos, dentro do tradicional “Domingo no Parque”, projeto realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. A Feira de Troca de Brinquedos contará com contação de história e uma oficina de Bilboquê, um tipo de + brinquedo. As atividades vão acontecer de 9h às 12h, no Parque das Águas.
2 comments
Palestras ‘Lixo Zero” é muito pouco! Os executivos municipais estão 20 anos atrasados para o cumprimento da lei ambiental que acaba com lixões implementando a coleta seletiva e oferecendo apoio aos recicladores.
Não existe essa coisa de lixo zero, mesmo que enrole para jogar fora o lixo, mais cedo e mais tarde ele vai parar no lixo, essas palestras que visam reutilizar é apenas enrolação, precisamos mesmo é criar embalagens biodegradáveis e racionalizar o que é usado e mesmo que tudo se “torne natural” em um futuro muito distante, mesmo assim ainda haverá impacto ambiental, pois se tudo se concentrar demais devido a quantidade causa problemas ambientais.
A culpa do lixo não é problema da população e sim das empresas poluidoras que são grandes fabricantes e produtoras de lixo que visam o lucro e ficam escondidas sem dar o devido reparo ambiental ou mudar suas práticas produtivas, pois a população ao colocar pneus nas ruas, colocar embalagens PET para produzir mudas só estão dando tempo que o lixo vá para locais onde não poderia estar, ou vão se deteriorando e seus resíduos indo para o solo, o que só agrava o problema, fora que o aspecto estético que é bastante negativo e que deprecia bastante nossa sociedade e a faz acreditar que está “provendo” o melhor para o meu ambiente com essas práticas, para finalizar quem gosta de ver pneus nas ruas com plantas!!??? eita coisa mais chula e horrível de se ver é “trash design” mesmo.
Comments are closed.